Visitamos as principais feiras deste segmento para te contar quais são as tendências que não podem faltar na sua cozinha e nas mesas postas em 2020.

No início de cada ano acontecem as principais feiras voltadas para o segmento de utilidades domésticas, decoração e mesa posta, aqui no Brasil e no mundo. Neste ano a Oxford já participou da Home & Gift ABUP, em São Paulo e da Ambiente, em Frankfurt (Alemanha), e queremos te contar em primeira mão quais sãos as principais tendências para 2020.

 

Antes de mais nada, precisamos te falar algo importante: algumas tendências ainda estão bem conectadas com o que vimos nas feiras ano passado, e se mostram como evolução e desdobramento de designs existentes. O que isso quer dizer? Que muitos produtos chegaram para complementar uma atmosfera que começou a ser construída em 2019. Caso queira saber mais do que estamos falando, vale ler esse conteúdo com algumas tendências Expo Revestir 2019.

 

1. Conforto e aconchego: volumes com forma suaves

Notamos que os pequenos móveis e objetos decorativos adquirem volumes e formas suaves e inusitadas – foge inclusive das linhas orgânicas, para ir além. As palavras chave para essa tendência são: leveza e maciez. Tipo uma nuvem – ideal para quem gosta de uma casa clara e aconchegante.

 

Mas, como traduzir uma nuvem em móveis e objetos decorativos? Essa tendência deve entrar nas casas através de sofás com contornos arredondados, objetos decorativos em vidro e papel, e muitas utilidades de porcelana.

Imagem: Estes elementos esculturais representam bem o conceito de volumetrias mais arredondadas. O branco e o cinza que puxam tons de bege e cinza também são uma forte tendência para as utilidades domésticos. Foto: Equipe Oxford.

Estes elementos esculturais representam bem o conceito de volumetrias mais arredondadas. O branco e o cinza que puxam tons de bege e cinza também são uma forte tendência para as utilidades domésticos. Foto: Equipe Oxford.

 

A paleta de cores que orienta a atmosfera dessa tendência é suave, equilibrada e tranquila. Para quem gosto de tons de branco e cinza, é hora de aproveitar! Se quiser deixar esse universo um pouquinho mais aconchegante, basta adicionar alguns objetos em madeira clara. Também é possível variar os tons de branco para a cor creme, e os tons de cinza para o azul.

 

2. Atmosfera industrial: linhas simples e precisas

O estilo industrial e minimalista está em alta já faz alguns anos, e não dá nenhum sinal de que vai deixar de orientar a arquitetura e a decoração. Os tons que compõem a atmosfera dessa tendência são inspirados em tijolos cerâmicos, cimento, nuances polidas e enferrujadas. As cores e texturas lembram uma obra em fase bruta. As linhas e formas limpas querem transmitir somente o que é essencial, com uma estética sofisticada e ao mesmo tempo discreta.

 

Se você prefere uma decoração mais atemporal, vale investir em utilidades e objetos de decoração com design mais minimalista. Aposte em objetos que tenham textura ou estampa de granilite, madeira mais escura, vidro, aço, bronze, superfícies com acabamento fosco, que harmonizam com couro, e tecidos mais pesados. Mesmo as estampas, nesse estilo de decoração, seguem desenhos geométricos e padronagens bem limpas.

As cozinhas presentes na Expo Revestir 2019 já davam indícios que o estilo industrial se manteria como uma das principais tendências por algum tempo. A mesma atmosfera é traduzida para utilidades domésticas e suportes. Foto: Arquiteca Projetos.

As cozinhas presentes na Expo Revestir 2019 já davam indícios que o estilo industrial se manteria como uma das principais tendências por algum tempo. A mesma atmosfera é traduzida para utilidades domésticas e suportes. Foto: Arquiteca Projetos.

Imagem: Decoração Terrazzo, lançamento da Oxford para 2020 feito com impressão digital. A estampa é inspirada nos pisos tipo granilite.

Decoração Terrazzo, lançamento da Oxford para 2020 feito com impressão digital. A estampa é inspirada nos pisos tipo granilite.

3. Estilo artesanal: formas orgânicas e materiais naturais

Já faz algum tempo que grandes marcas têm valorizado um design mais orgânico e produtos com uma carinha de “feito à mão”. Os lançamentos e produtos expostos nas feiras esse ano reforçam essa tendência, e compõem universos estimulantes e autênticos.

 

Assim como na natureza, as cores são incomuns e as combinações bem diversas. A paleta de cores lembra uma feira, sabe? Laranja vivo, framboesa frutada, cores que lembram mel e o céu azul de um dia ensolarado.

 

As linhas orgânicas (mas nem tanto) remetem à um ambiente leve e fluído, mas ao mesmo tempo industrializado. Uma mistura entre o produto artesanal, arte e natureza, com um toque de tecnologia. Através da composição e do uso criativo desses objetos e utilidades, é possível construir cenários surreais, surpreendentes e muito humanizados.

 

Nós já adiantamos o futuro por aqui, quando mostramos o resultado da 5ª edição do Prêmio Oxford de Design, em que muitos inscritos desenvolveram seus projetos a partir da natureza viva e das formas orgânicas.

Imagem: Mesa posta utilizando elementos naturais, uma das principais tendências para 2020. Aposte nas brasilidades e materiais naturais para decorar a mesa. Foto: Henrique Peron

Mesa posta utilizando elementos naturais, uma das principais tendências para 2020. Aposte nas brasilidades e materiais naturais para decorar a mesa. Foto: Henrique Peron

4. Cores vibrantes: azul e roxo

Para quem gosta de uma casa colorida: louças e utilidades com muita cor! O roxo e o azul com certeza foram as cores que mais se destacaram nas feiras este ano.

 

Não por acaso, o azul também foi eleito como a cor do ano de 2020 pela Pantone. O “classic blue” é atemporal, resistente, e elegante em sua simplicidade. Se levarmos essa tendência para o universo das louças e mesas postas, teremos atmosferas sólidas, que transmitem confiança, mas ao mesmo tempo leveza e tranquilidade.

Imagem: Vale inclusive misturar as tendências. Essa mesa posta, por exemplo, mistura a cor de 2020 com materiais naturais. Foto: Henrique Peron

Vale inclusive misturar as tendências. Essa mesa posta, por exemplo, mistura a cor de 2020 com materiais naturais. Foto: Henrique Peron

 

A monocromia também pode ser uma aposta certeira para quem gosta de receber bem as pessoas. A brincadeira de variar os tons de uma mesma cor ajuda a criar ambientes leves, divertidos e com muita personalidade.

Imagem: Uma mesa alegre, vibrante e divertida feita com tons de roxo. Por falar em cores vibrantes, objetos em furta-cor também apareceram como tendência. Esses talheres são da Oxford e são lançamentos de 2020. Em breve, estarão na Loja Virtual da marca e em revendedores de todo o país. Foto: Henrique Peron

Uma mesa alegre, vibrante e divertida feita com tons de roxo. Por falar em cores vibrantes, objetos em furta-cor também apareceram como tendência. Esses talheres são da Oxford e são lançamentos de 2020. Em breve, estarão na Loja Virtual da marca e em revendedores de todo o país. Foto: Henrique Peron

5. Elegância e sofisticação: detalhes em dourado

Para quem gosta de peças clássicas e atmosferas mais românticas, os detalhes em dourado se mostraram como uma grande tendência – tanto nas utilidades, quanto em pequenos mobiliários e decoração para a casa.

Imagem: Talheres dourados com cabo pintado da marca Oxford. Outro lançamento de 2020 e que esteve em exposição na Home & Gift ABUP.

Talheres dourados com cabo pintado da marca Oxford. Outro lançamento de 2020 e que esteve em exposição na Home & Gift ABUP.

Veja mais