Confira três receitas deliciosas de café gelado para preparar em casa e refrescar seu verão.

 

Para quem ama tomar café mas também quer se refrescar no verão, a dica é aprender a fazer café gelado em casa. A primeira receita é de um método de extração do café, o cold brew coffee. A segunda é um drink alcoólico feito com o cold brew coffee e a terceira é um shake gelado de café com Ovomaltine. As três são bem diferentes entre si e podem ser servidas em diversas ocasiões.

 

Antes de aprender as receitas, saiba que este post faz parte de um conteúdo exclusivo sobre cafés especiais. Se quiser entender mais sobre esse universo, não deixe de ler o que é café especial e como preparar café especial.

Cold Brew Coffee

Imagem: Cold brew coffee é um método de extração do café a frio. Foto: Arquiteca Projetos.

Cold brew coffee é um método de extração do café a frio. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Normalmente estamos habituados a extrair o café com água quente, seja nos métodos filtrados ou expresso, então pode ser um pouco estranho pensar em um café puro frio. Entretanto, o resultado da extração a frio é uma bebida leve, refrescante, menos ácida e mais doce do que o café extraído com água quente.

 

Para fazer o cold brew é simples. Você vai precisar de dois ingredientes: café e água filtrada. Dê preferência ao café especial e, se for possível, moa o grão antes de começar o preparo. Uma medida aproximada é de 10%, ou seja, 100g de café para 1L de água. Misture o café com a água e coloque na geladeira em um recipiente fechado, jarra ou garrafa. Deixe na geladeira entre 12h e 24h, tire e coe em um filtro de papel ou pano. Guarde novamente na geladeira e consuma o café gelado em até 10 dias.

Imagem: Cold brew coffee servido com o conjunto Chicago da marca Biona. Composto por dois copos e uma garrafa, esse conjunto está disponível em revendas por todo o país. Foto: Arquiteca Projetos.

Cold brew coffee servido com o conjunto Chicago da marca Biona. Composto por dois copos e uma garrafa, esse conjunto está disponível em revendas por todo o país. Foto: Arquiteca Projetos.

 

É muito importante falar sobre a moagem do café: quanto mais fina, menos tempo o grão deve ficar em contato com a água para não ficar muito amargo. Se for comprar o grão moído em uma cafeteria, opte por uma moagem média ou grossa.

 

Assim como outros métodos de preparo de café, a dica é ir testando receitas, mudando a moagem do café, o tempo de infusão e também as quantidades. Com o tempo, você vai encontrar a proporção perfeita para o seu cold brew coffee.

Imagem: A garrafa do conjunto Chicago da marca Biona possui uma vedação de silicone que permite o armazenamento do cold brew. Foto: Arquiteca Projetos.

A garrafa do conjunto Chicago da marca Biona possui uma vedação de silicone que permite o armazenamento do cold brew. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Além de ser tomado puro com gelo, o colb brew coffee pode ser misturado com leite batido e com xaropes como o de coco ou de banana. Ele também é muito tomado com whiskey e serve de base para vários drinks alcoólicos, como o abaixo.

Hops N’Fun

Imagem: O drink é receita de uma cafeteria de Blumenau, a Soul Cafés e Companhias e foi desenvolvido usando um produto muito presente na cidade, o lúpulo. Servido na taça Margarita, da Oxford Alumina Crystal, disponível em revendas por todo o país. Foto: Arquiteca Projetos.

O drink é receita de uma cafeteria de Blumenau, a Soul Cafés e Companhias e foi desenvolvido usando um produto muito presente na cidade, o lúpulo. Servido na taça Margarita, da Oxford Alumina Crystal, disponível em revendas por todo o país. Foto: Arquiteca Projetos.

 

A tradução literal de hops n’fun é lúpulo e diversão e é exatamente isso que este drink é: uma experiência divertida para apreciar lúpulo e café.

Imagem: Para fazer, são necessários três ingredientes: Hopfen Likör (licor de lúpulo), vodka e cold brew coffee. Foto: Arquiteca Projetos.

Para fazer, são necessários três ingredientes: Hopfen Likör (licor de lúpulo), vodka e cold brew coffee. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Basta bater tudo na coqueteleira e servir com bastante gelo. Esse é um ótimo drink para servir aos amigos em um happy hour. Você com certeza vai surpreender os convidados com essa explosão de sabores.

Shake de café com Ovomaltine

Imagem: Essa é uma daquelas receitas que você lê os ingredientes e já sabe que vai ser deliciosa. O shake de café com Ovomaltine é ótimo para servir na piscina em uma tarde de verão para os amigos. Foto: Arquiteca Projetos.

Essa é uma daquelas receitas que você lê os ingredientes e já sabe que vai ser deliciosa. O shake de café com Ovomaltine é ótimo para servir na piscina em uma tarde de verão para os amigos. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Ingredientes: duas doses de café espresso ou cerca de 90mL, 2 bolas de sorvete de creme e 50g de ovomaltine. Junte o café, o sorvete e 25g do Ovomaltine e bata no liquidificador. Depois acrescente mais 25g de Ovomaltine e dê uma única pulsada no liquidificar e sirva com gelo. Essa pulsada final é importante para que os grãos do Ovomaltine continuem crocantes.

Imagem: Para dar um charme ao shake, coloque um pouco de Ovomaltine em cima e sirva em um copo transparente. Este foi servido no copo Long Drink modelo Isla da marca Biona, disponível em revendedores por todo o país. Foto: Arquiteca Projetos.

Para dar um charme ao shake, coloque um pouco de Ovomaltine em cima e sirva em um copo transparente. Este foi servido no copo Long Drink modelo Isla da marca Biona, disponível em revendedores por todo o país. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Essa também é uma receita do Soul Café e eles aconselham fazer o expresso na cafeteira italiana para ficar bem encorpado. Entretanto, se você não tem essa cafeteira em casa, vale tentar usar um café expresso em cápsula ou passar um café bem forte na prensa francesa.

 

Com uma base de café gelado e uma receita de shake, é possível criar muitas outras receitas para apreciar um bom café no verão. Solte a imaginação e refresque-se!

Veja mais