Fazer churrasco em casa é uma delícia e atualmente é possível criar uma churrasqueira em praticamente qualquer lugar. Conheça 5 projetos de reforma com churrasqueiras que contam com soluções criativas e funcionais.

 

Para quem mora em casa, é um pouco mais fácil construir uma churrasqueira. Já para quem mora em apartamento sem churrasqueira no projeto inicial, durante muito tempo foi praticamente impossível fazer churrasco. Nesse post vamos mostrar cinco projetos de churrasqueiras nos mais diversos cenários: na sacada, a gás dentro da cozinha do apartamento, em área de festa fechada, em área de festa aberta e em terraço de prédio.

Churrasqueira na sacada

Imagem: Projeto de churrasqueira na sacada. Autoria: Arquiteca Projetos Afetivos.

Projeto de churrasqueira na sacada. Autoria: Arquiteca Projetos Afetivos.

 

Essa é a tipologia mais comum em apartamentos: churrasqueiras nas sacadas. Há quem use muito e não consiga se imaginar sem e há quem não use, deixando o espaço completamente ocioso. Se você também ama churrasco, tenho certeza que iria amar ter um cantinho do apartamento dedicado a ele.

 

Normalmente o espaço possui uma pia pequena ao lado e um espaço vazio logo embaixo da da boca da churrasqueira. Para conseguir guardar todos os apetrechos para o churrasco, recomenda-se utilizar esses dois espaços para armazenamento. No projeto acima, o espaço sob a boca será utilizado para guardar carvão e espetos, enquanto e espaço embaixo da pia armazenará tábuas e talheres de churrasco.

 

A bancada sobre o frigobar terá rodinhas. No dia a dia ela fica nessa posição e quando houver churrasco, ela gira 90° e se torna uma bancada de servir ou um buffet.

Churrasqueira a gás dentro da cozinha

Imagem: Projeto de churrasqueira a gás em apartamento. Autoria: Arquiteca Projetos Afetivos.

Projeto de churrasqueira a gás em apartamento. Autoria: Arquiteca Projetos Afetivos.

 

A churrasqueira a gás pode ser instalada em qualquer lugar que tenha abastecimento de gás central. Nesse caso, ela foi instalada dentro de uma cozinha, ao lado da ilha central. Para instalá-la é necessário ter um ponto de gás e um ponto de energia, semelhante a um fogão com acendimento automático.

 

Diferente de uma churrasqueira a carvão, na a gás o calor vem de cima. O tamanho da churrasqueira depende muito de quanto espaço há disponível. Existem as de embutir, como a projeto, e as de bancada, que você pode apenas apoiar sobre uma bancada existente quando for utilizar. Ambas possuem essa cara de churrasqueiras tradicionais, com espetos ou grelha. Uma churrasqueira a gás de três espetos – uma das menores do mercado – precisa de aproximadamente 70cm de largura, 60cm de altura e 60cm de profundidade para ser instalada.

Churrasqueira em área de festas fechada

Imagem: Projeto de churrasqueira na área de festas. Autoria: Arquiteca Projetos Afetivos.

Projeto de churrasqueira na área de festas. Autoria: Arquiteca Projetos Afetivos.

 

Essa é uma opção para quem tem bastante espaço em casa. Essa área de festas foi construída na década de 90 e precisa de algumas atualizações. A bancada ficou mais profunda para servir como mesa para refeições informais. Ao lado da churrasqueira, há um espaço para bebidas que abriga um frigobar e gavetas para os talheres de churrasco. Sobre a pia foi utilizada uma barra de acessórios para deixar facas, garfos e temperos a mão.

 

Em ambientes de churrasco, vale sempre fazer três perguntas para ver se o projeto vai atender às expectativas: onde vou preparar o churrasco (cortar, temperar, etc.)? Onde vou apoiar para servir o churrasco? Onde vou higienizar as mãos? Com essas três perguntas respondidas, com certeza seu ambiente será funcional.

Churrasqueira em área de festas aberta

Imagem: Projeto de churrasqueira em área de festas aberta. Autoria: Arquiteca Projetos Afetivos.

Projeto de churrasqueira em área de festas aberta. Autoria: Arquiteca Projetos Afetivos.

 

Essa área de festas aberta também é da década de 90 e seguia uma tipologia bem comum nas áreas de festas abertas das casas brasileiras: churrasqueira de tijolinho à vista com pia ao lado – com base também em tijolinho.

 

No projeto o volume de tijolinho foi pintado de branco e duas bancadas foram adicionadas para criar espaço para servir. Ao lado, foram adicionados os espetos e algo muito importante que na maioria das vezes é esquecido: gancho para o pano de louça.

Churrasqueira no terraço

Imagem: Projeto de ocupação de terraço. Autoria: Arquiteca Projetos Afetivos.

Projeto de ocupação de terraço. Autoria: Arquiteca Projetos Afetivos.

 

Nesse apartamento, que é bem pequeno, não havia espaço para uma churrasqueira dentro de casa. Mas havia um terraço subutilizado que se tornou um espaço para lazer. Para o churrasco, foram criados um balcão de apoio com uma pequena churrasqueira elétrica em cima.

 

Como não há ponto de água no local, a higienização das mãos tem que ser feita dentro do apartamento. Entretanto, em churrasqueiras elétricas pequenas você pode assar espetinhos, pão e outras coisas que não precisam de tanto manuseio depois de assadas.

 

No Brasil não é comum a utilização de áreas abertas, como terraços e jardins, para fazer churrascos, mas é uma ótima opção. Se a ideia é criar um espaço divertido, vale a pena utilizar a criatividade e pensar em ter uma mesa de piquenique ou até mesmo cadeiras de praia com pequenos apoios, investindo sempre nas cores e nos contrastes.

Imagem: Mesa de piquenique colorida com churrasco servido. Conjunto Jornal do Churrasqueiro, da Oxford.

Mesa de piquenique colorida com churrasco servido. Conjunto Jornal do Churrasqueiro, da Oxford.

 

Se esse post também te deixou com água na boa, não deixe de conferir o conteúdo que criamos sobre como fazer um churrasco perfeito.

Veja mais