Meio café, meio almoço. O brunch pode até parecer um pouco indeciso, mas é uma maneira muito charmosa de reunir a família ou os amigos para descontrair em volta da mesa e aproveitar boas horas do dia. De origem britânica, é uma refeição que começa entre o meio da manhã e o início da tarde, e que servirá como café e almoço – daí a origem da palavra, que combina o breakfast (café da manhã, em inglês) com o lunch (almoço, em inglês). Dizem que surgiu no século 19, usado para descrever a primeira refeição de domingo daqueles que curtiam a noite de sábado até o sol nascer, e que depois não conseguiam acompanhar o café da manhã!

 

E sabe o que é ainda mais gostoso? É que ele tem tudo a ver com o clima descontraído do verão. Melhor ainda se for feito no quintal, no jardim ou em volta da piscina. Então, que tal abrir as portas de casa e levar o brunch para a rua? Afinal de contas o que todo mundo quer é sombra, água fresca e diversão!

 

As produtoras Isabella Hoffmann e Caroline Dombroski montaram um brunch super especial em volta da piscina, cheio de detalhes simples e criativos para você repetir na sua casa, usando quase tudo o que você já tem aí!

O que servir para comer num brunch?

Diferente de um café, que geralmente termina em uma hora, o fim do brunch depende da animação dos convidados! E como quem faz um brunch não almoça, é preciso ter uma variedade maior de comida, com alimentos que deixem os convidados bem saciados. As opções são inúmeras! Vão dos tradicionais ovos com bacon às tortas doces, passando por cereais, quiches, bruschettas, panquecas, pães e croissants, sem deixar faltar queijos e carnes frias. Já para beber, além de café, chás, iogurtes e águas saborizadas, esta refeição também combina com bebidas alcoólicas, como drinks à base de frutas e espumantes. Inspire-se, convide a galera, abra as portas do quintal e bom brunch!

Imagem: Lindo e saboroso, o naked cake é a pedida certa em um brunch. A versão mini é ideal para que a mesa comporte a grande variedade de comidinhas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Lindo e saboroso, o naked cake é a pedida certa em um brunch. A versão mini é ideal para que a mesa comporte a grande variedade de comidinhas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Aqui os ovos ganham um toque criativo. Servidos em xícaras de chá, foram feitos no forno e ganharam tiras de bacon crocante. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Aqui os ovos ganham um toque criativo. Servidos em xícaras de chá, foram feitos no forno e ganharam tiras de bacon crocante. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: A taça de sobremesa foi usada para servir uma salada salgada de melancia. Colorida, é a cara do verão. É feita com azeite de oliva, vinagre balsâmico e temperos verdes. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

A taça de sobremesa foi usada para servir uma salada salgada de melancia. Colorida, é a cara do verão. É feita com azeite de oliva, vinagre balsâmico e temperos verdes. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Galhinhos de alecrim trazem frescor e leveza. E para segurar os guardanapos, que tal grampos de roupa? Na composição, destaque para os talheres de cobre. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Galhinhos de alecrim trazem frescor e leveza. E para segurar os guardanapos, que tal grampos de roupa? Na composição, destaque para os talheres de cobre. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Lindos e com detalhes em relevo, os pratos utilizados para compor a mesa são do modelo linha Mendi, novidade da Oxford Daily. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Lindos e com detalhes em relevo, os pratos utilizados para compor a mesa são do modelo linha Mendi, novidade da Oxford Daily. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Delicadeza por baixo dos pratos. Quem diria que folhas verdes de palmeira e mosquitinhos fariam tão bem o papel de sousplat? Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Delicadeza por baixo dos pratos. Quem diria que folhas verdes de palmeira e mosquitinhos fariam tão bem o papel de sousplat? Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: No espaço da semente, cereais e uma dupla função para os abacates! Temperos, mosquitinhos e folhas verdes completam a mesa. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

No espaço da semente, cereais e uma dupla função para os abacates! Temperos, mosquitinhos e folhas verdes completam a mesa. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Superverão, o centro de mesa foi feito com um copo de whisky, rodelas de limão siciliano, pedrinhas e mosquitinhos. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Superverão, o centro de mesa foi feito com um copo de whisky, rodelas de limão siciliano, pedrinhas e mosquitinhos. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Não esqueça das geleias e molhos! Eles podem ficar em pequenos ramequins, dispostos ao longo da mesa. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Não esqueça das geleias e molhos! Eles podem ficar em pequenos ramequins, dispostos ao longo da mesa. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Como a variedade de comida é grande, é bacana pensar em pequenas porções, como minipães, sequilhos e minissalgados. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Como a variedade de comida é grande, é bacana pensar em pequenas porções, como minipães, sequilhos e minissalgados. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Servir os alimentos em pratos pequenos e em diferentes locais da mesa, dá mais conforto aos convidados. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Servir os alimentos em pratos pequenos e em diferentes locais da mesa, dá mais conforto aos convidados. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Para não ocupar muito espaço na mesa principal, as bebidas foram dispostas em uma mesa auxiliar, ao fundo. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Para não ocupar muito espaço na mesa principal, as bebidas foram dispostas em uma mesa auxiliar, ao fundo. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Taças de sobremesa fizeram vez de baldinho de gelo, abrigando esses gelinhos de flores cheios de fofura. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Taças de sobremesa fizeram vez de baldinho de gelo, abrigando esses gelinhos de flores cheios de fofura. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Águas saborizadas são práticas e fáceis de fazer e vão superbem no calor. Você pode servir em jarras, moringas ou decanters. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Águas saborizadas são práticas e fáceis de fazer e vão superbem no calor. Você pode servir em jarras, moringas ou decanters. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: A cor cobre em elementos como a mesa de bebidas e os talheres, compõe muito bem com o verde das áreas externas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

A cor cobre em elementos como a mesa de bebidas e os talheres, compõe muito bem com o verde das áreas externas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: A cor cobre em elementos como a mesa de bebidas e os talheres, compõe muito bem com o verde das áreas externas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

A cor cobre em elementos como a mesa de bebidas e os talheres, compõe muito bem com o verde das áreas externas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Por: Francine Mirele da Silva

Produção: Isabella Hoffmann e Caroline Dombroski

Agradecimento: Aurea Avec – Cake Designer

Veja mais