DIY: como fazer minijardins

23 fevereiro 2018 Fazer do meu jeito

Uma alternativa criativa para quem mora em apartamentos são os minijardins. Dá para imaginar que uma simples tigela pode virar um lindo minijardim? O biólogo Edson Egerland, do Jardim em Conserva, é especialista no assunto e aproveita vidros e outros recipientes descartados na montagem.

Imagem: Os minijardins podem ser feitos numa tigela, por exemplo. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Os minijardins podem ser feitos numa tigela, por exemplo. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

A ideia é que as plantas escolhidas criem o seu próprio ecossistema e vivam por conta própria, necessitando pouca manutenção. Edson ensina um passo a passo aqui.

Para fazer os minijardins você vai precisar de:

  1. Tigela de porcelana ou taça de cristal
  2. Pedra de rio
  3. Carvão ativado
  4. Composto de terra orgânica misturado com areia a 50%
  5. Areia de rio

Passo a passo para montar os minijardins:

Imagem: Passo 1: Forre o fundo da tigela com uma camada generosa de pedras de rio. Como ela não tem fundo, as pedras farão a drenagem da água. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 1: Forre o fundo da tigela com uma camada generosa de pedras de rio. Como ela não tem fundo, as pedras farão a drenagem da água. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 2: Acrescente duas colheres de sopa de carvão ativado. Ele funciona como um purificador da água, evitando o mau cheiro. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 2: Acrescente duas colheres de sopa de carvão ativado. Ele funciona como um purificador da água, evitando o mau cheiro. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 3: Crie uma camada com o composto de terra orgânica misturado com areia a 50%. Misture-a com o cartão ativado, deixando a terra fofa para a transferência das mudas para a tigela. Foto: Raphael Günther/Bespoke

Passo 3: Crie uma camada com o composto de terra orgânica misturado com areia a 50%. Misture-a com o cartão ativado, deixando a terra fofa para a transferência das mudas para a tigela. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 4: Plante primeiro o cacto e deixe espaço suficiente para a propagação das demais mudas que serão transferidas para o recipiente. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 4: Plante primeiro o cacto e deixe espaço suficiente para a propagação das demais mudas que serão transferidas para o recipiente. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 5: Tire as mudas da embalagem, afofe a terra até quase expor toda a raiz e plante na tigela, cuidando para respeitar o espaço entre uma e outra. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 5: Tire as mudas da embalagem, afofe a terra até quase expor toda a raiz e plante na tigela, cuidando para respeitar o espaço entre uma e outra. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Imagem: Passo 6: Coloque areia de rio por cima da terra. Além de dar acabamento, ajuda na drenagem da água. Use o restante das pedras de rio para decorar e o que mais a sua criatividade permitir, como galhos, objetos, miniaturas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 6: Coloque areia de rio por cima da terra. Além de dar acabamento, ajuda na drenagem da água. Use o restante das pedras de rio para decorar e o que mais a sua criatividade permitir, como galhos, objetos, miniaturas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

A manutenção é bem fácil, pois cactos e suculentas exigem pouca água – cerca de uma colher de sopa por semana –, sempre no solo, sobre as pedras, nunca diretamente sobre as plantas. Observe se o solo está seco entre uma rega e outra. Deixe-as pelo menos quatro horas por dia sob a luz direta do sol. Outra dica é fazer uma composição com espécies diferentes, mas que tenham as mesmas necessidades de água e sol.

Imagem: Os minijardins podem ser montados nos mais variados tipos de recipientes. Vidros de conserva, jarros e até mesmo copos como este de cristal para conhaque, são perfeitos! Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Os minijardins podem ser montados nos mais variados tipos de recipientes. Vidros de conserva, jarros e até mesmo copos como este de cristal para conhaque, são perfeitos! Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Por: Elida Hack Ruivo

Produção: Edson Egerland

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *