O café é uma paixão nacional, mas preparar ele está se tornando um ritual. Saiba como criar um coffee bar na sua casa e aproveitar ainda mais o seu cafezinho.

 

Antes de falar sobre coffee bar (bar de café) ou coffee station (estação de café), precisamos contar um pouco sobre o motivo de tudo isso: o café. O Brasil é o maior produtor de café no mundo, responsável pela produção de ⅓ de todo o grão consumido no planeta. Nós somos também o segundo país que mais consome café – ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Então a nossa relação com o café sempre foi próxima. Entretanto há algum tempo, o ritual de preparar e apreciar o café tem se tornado mais importante em várias casas.

 

Esse crescimento se deve a dois principais acontecimentos. Primeiro, ao aumento de produção e venda de cafés especiais no Brasil e, segundo, à abertura de cafeterias especializadas em preparar e servir, unicamente, café. Lembra que algum tempo atrás existiam apenas as padarias e confeitarias que serviam doces, salgados e o café como acompanhamento? Então, hoje é normal ir em cafeterias, onde o foco é o café e seus diferente preparos,  e as comidas que se tornaram coadjuvantes.

 

Assim como a cozinha agora é um lugar que recebe mais atenção devido aos programas de culinária da TV, o cantinho do café tem se tornado importante para trazer um pouquinho esse ar de cafeteria para dentro de casa. Nesse post, vamos mostrar um coffee bar feito em um apartamento com dicas para você se inspirar e fazer o seu em casa.

 

O coffee bar pode ser um espaço multifuncional

Imagem: Coffee bar, espaço para preparar doces e cenário para fotos. Projeto: Arquiteca Projetos Afetivos. Foto: Nadya Costa.

Coffee bar, espaço para preparar doces e cenário para fotos. Projeto: Arquiteca Projetos Afetivos. Foto: Nadya Costa.

 

Nesse projeto, a moradora queria um espaço para preparar o café. Mas, além disso, que a bancada servisse de apoio quando ela precisasse preparar uma refeição grande e também fosse um mini cenário para as fotos das delícias preparadas na cozinha. Por isso, a iluminação direcionada iluminando bem o alimento e deixando as imagens ainda mais lindas.

 

Esse tipo de necessidade é bem comum atualmente, principalmente se o cantinho do café for na cozinha. Então, planeje o espaço para que no dia a dia seja um coffee bar e, em algum situação atípica, possa ter outra função.

 

Tenha uma tomada próxima

Imagem: A tomada é essencial no coffee bar. Projeto: Arquiteca Projetos Afetivos. Foto: Nadya Costa.

A tomada é essencial no coffee bar. Projeto: Arquiteca Projetos Afetivos. Foto: Nadya Costa.

 

O mundo do café é um infinito de possibilidades, então é melhor ter um ponto elétrico para conseguir explorá-las. Acredite, ele pode servir para muitas coisas:

  • Esquentar a água em uma chaleira elétrica;
  • Ligar um moedor de café elétrico para moer os grão na hora;
  • Ligar uma máquina de café em cápsula;
  • Usar um mixer e preparar um shake de café bem cremoso.

Se o seu coffee bar é na cozinha e você costuma esquentar água lá, uma tomada não é tão importante. Mas se ela for na sala ou na sacada, é essencial.

 

Superfície fácil de limpar

No lugar onde o café é preparado, sempre pode cair um ponto de pó, água, açúcar, etc. Então é imprescindível que o local seja fácil de limpar. Nesse projeto, a bancada é de porcelanato, o que ajuda muito no dia a dia. Se cair algo, é só passar um pano úmido e está limpo novamente.

 

Deixe os objetos à mostra

Imagem: Nicho com objetos relacionados ao café a mostra. Projeto: Arquiteca Projetos Afetivos. Foto: Nadya Costa.

Nicho com objetos relacionados ao café à mostra. Projeto: Arquiteca Projetos Afetivos. Foto: Nadya Costa.

 

Já falamos um pouco sobre as funcionalidades que um coffee bar deve ter, agora vamos ao visual. Quando você vai em uma cafeteria, o que mais chama atenção são os maquinários e louças do café, todos expostos e arrumados. Isso pode ser feito em casa também. Deixe todos os equipamentos que são utilizados para preparar o seu café a mostra: coador, moedor, bule, pote com o pó de café, xícaras, colheres, etc. Isso é o que vai fazer com que o espaço tenha realmente uma cara de coffee bar.

 

Se você achar que tudo sobre uma bancada fica com um visual poluído, utilize um nicho ou uma prateleira para expor os objetos. Nessa foto, moedor e pote de vidro com café estão na bancada, mas o potinho de açúcar e o bule ficaram no nicho.

Imagem: Um objeto lindo e funcional para ser deixado a mostra no seu coffee bar é a cafeteira francesa da Oxford, disponível nos tamanhos de 350ml ou 1000ml.

Um objeto lindo e funcional para ser deixado a mostra no seu coffee bar é a cafeteira francesa da Oxford, disponível nos tamanhos de 350ml ou 1000ml.

 

Decore com memórias afetivas

Imagem: Use objetos que te despertem memórias afetivas que você gostaria de ter ao preparar um cafezinho. Projeto: Arquiteca Projetos Afetivos. Foto: Nadya Costa.

Use objetos que te despertem memórias afetivas que você gostaria de ter ao preparar um cafezinho. Projeto: Arquiteca Projetos Afetivos. Foto: Nadya Costa.

 

Agora o seu espaço já está funcional e com cara de coffee bar. Mas ainda falta aquilo que vai tornar ele única: objetos carregadas de memórias afetivas. Pode ser uma xícara de louça de família, uma caneca de um evento muito especial, livros, fotos, plantinhas, velas… Enfim, tudo o que você gostaria de ver enquanto prepara um bom café.

Veja mais