Muito popular em outros países como Estados Unidos, o bolo de pote está começando a fazer sucesso aqui no Brasil.

bolo-pote-le-chef-gato

 

Dispostos em camadas, dentro de potinhos de vidro, todos os elementos da receita ficam aparentes, o que dá um toque sofisticado ao mais comum dos doces – sejam os clássicos pavês, ou então bolos de brigadeiro ou de cenoura com chocolate – além de ficarem com uma apresentação ótima.

Em São Paulo, esses bolinhos já viraram negócio, e algumas confeitarias estão especializadas no doce, são elas:

Mas se você não está em São Paulo, e quer fazer você mesmo seus docinhos, os queridíssimos Clara e Gabriel do apê.ritivos nos mostram duas receitinhas para colocar a mão na massa:

  1. Prepare a massa de um bolo de sua preferência – pode ser o comprado de saquinho mesmo – e com o pote untado de manteiga, preencha metade com a massa e leve ao forno por 30 minutos. Ah, mas sem a tampa eihn!
  2. Um jeito mais fácil e comum de se ver é utilizando pedaços de bolo já pronto na montagem. Você prepara a massa do bolo – ou compra já pronto – e corta em círculos do tamanho do seu potinho. Agora é só ir intercalando fatias da massa com recheios de sua preferência, frutas e confeitos para decorar.
  3. Acredito que o segredo para ficar gostoso é deixar o bolo bem molhadinho por dentro e com bastante recheio.

Servindo como releituras criativas de doces tradicionais, os confeiteiros estão cada vez mais a vontade nas festas – como por exemplo no uso dos naked cakes (bolos sem cobertura) nas festas e casamentos finos (saiba mais aqui).

bolo-de-pote

bolo-no-pote

bolo-pote-vidro

the-cake-bolo-pote

A ideia é super bacana e serve como lembrancinhas de festas de aniversário – decorando os potinhos com enfeites ou etiquetas – ou até pode salvar aquela vontade de um bolo gostoso a qualquer hora do dia.

Fonte: Programa Apê.ritivos e Veja SP

Veja mais