Se você ama receber visitas em casa, mas também gosta de proteger seus móveis contra manchas de água, aprenda como fazer bolachas de cortiças que vão surpreender os convidados.

Copos molhados são sempre uma preocupação para quem possui superfícies de madeira ou de mármores e granitos claros em casa. Mas as manchas podem ser evitadas de uma maneira bem simples: bolachas para copos. Há quem colecione e traga de viagens, quem invista em bolachas que combinem com a mesa posta e também quem goste de colocar a mão na massa para ter bolachas super diferentes. Se você é desse último time, esse post sobre bolacha de cortiça é para você.

 

Fizemos um passo a passo de três tipos de bolachas de cortiça: marmorizada, geométrica e em forma de donut.

 

Bolacha de cortiça marmorizada

Essa bolacha pode ser feita com qualquer tipo de adesivo de forte abrasão. Como o marmorizado é muito tendência em 2019, optamos por fazer com um adesivo que imita mármore branco.

Imagem: Para produzir essas bolachas, é necessário: pedaços de cortiça 5mm, tesoura, régua, estilete, compasso, adesivo de forte abrasão e lápis ou caneta para marcação. Foto: Arquiteca Projetos.

Para produzir essas bolachas, é necessário: pedaços de cortiça 5mm, tesoura, régua, estilete, compasso, adesivo de forte abrasão e lápis ou caneta para marcação. Foto: Arquiteca Projetos.

 

  • Passo 1: fazer as marcações de círculos de 10 cm de diâmetro na cortiça e no adesivo;
  • Passo 2: cortar a cortiça com estilete e os adesivos com tesoura;
  • Passo 3: aplicar o adesivo sobre a cortiça.

 

Imagem: Passo 1: fazer as marcações na cortiça. Foto: Arquiteca Projetos.

Passo 1: fazer as marcações na cortiça. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Essa bolacha marmorizada fica linda em mesas mais minimalistas e contemporâneas. Por ser básica, ela é bem versátil e combina tanto com copos de sucos e água, quanto com taças de drinks e xícaras. Se quiser ficar por dentro da tendência do marmorizado, não deixe de conferir nosso post sobre superfícies marmorizadas e como combiná-las na arquitetura.

Imagem: Sobre as bolachas estão os copos Oxford Touch Long Drink que você pode encontrar aqui. Foto: Arquiteca Projetos.

Sobre as bolachas estão os copos Oxford Touch Long Drink que você pode encontrar aqui. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Imagem: Mesa tropical e minimalista com as bolachas de cortiça marmorizadas e os copos Oxford Touch Long Drink. Foto: Arquiteca Projetos.

Mesa tropical e minimalista com as bolachas de cortiça marmorizadas e os copos Oxford Touch Long Drink. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Bolacha de cortiça geométrica

Esse formato de bolacha de cortiça é o queridinho do Pinterest porque é mais fácil de cortar do que o circular.

Imagem: Para produzir essas bolachas, é necessário: pedaços de cortiça 5mm, tinta spray ou tinta PVA, régua, estilete, fita crepe, e lápis ou caneta para marcação.

Para produzir essas bolachas, é necessário: pedaços de cortiça 5mm, tinta spray ou tinta PVA, régua, estilete, fita crepe, e lápis ou caneta para marcação. Foto: Arquiteca Projetos.

 

  • Passo 1: fazer as marcações de hexágonos de 10 cm de diâmetro na cortiça;
  • Passo 2: cortar a cortiça com estilete e régua;
  • Passo 3: demarcar a área que precisa ser pintada com fita crepe e pintar com o spray;
  • Passo 4: deixar secar por 5 minutos e retirar a fita.

 

Imagem: Passo 3: espaço a ser pintado demarcado com fita crepe. Foto: Arquiteca Projetos.

Passo 3: espaço a ser pintado demarcado com fita crepe. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Imagem: Após passo 4: bolachas secando. Foto: Arquiteca Projetos.

Após passo 4: bolachas secando. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Imagem: Bolachas de cortiça geométricas prontas. Foto: Arquiteca Projetos.

Bolachas de cortiça geométricas prontas. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Nesse passo a passo, optamos por utilizar preto e branco, mas é possível criar composições coloridas e inusitadas com esse mesmo formato de bolacha.

 

Bolacha de cortiça em formato de donut

Essa variação de bolachas de cortiças fica muito charmosa em mesas de café ou de festas infantis. O mais legal dessas bolachas é que é muito divertido fazer as pinturas, como se realmente estivesse confeitando um donut. Em casas com crianças, é uma ótima atividade recreativa.

Imagem: Para produzir essas bolachas, é necessário: pedaços de cortiça 5mm, tinta PVA, pincel, régua, compasso, estilete e lápis ou caneta para marcação. Foto: Arquiteca Projetos.

Para produzir essas bolachas, é necessário: pedaços de cortiça 5mm, tinta PVA, pincel, régua, compasso, estilete e lápis ou caneta para marcação. Foto: Arquiteca Projetos.

 

  • Passo 1: fazer as marcações de círculos externos (10 cm de diâmetro) e internos (2 cm de diâmetro) na cortiça;
  • Passo 2: cortar a cortiça com estilete;
  • Passo 3: desenhar a “cobertura” do donut;
  • Passo 4: pintar e deixar secar por uma hora;
  • Passo 5: fazer os confeitos com pincel mais fino ou caneta de marcação permanente.

 

Imagem: Sobre as bolachas está a caneca Oxford Serena White que você pode encontrar aqui. Ao fundo, estão a cafeteira Cafeteira francesa - disponível aqui - e o marmorizado Oxford disponível em nossas revendas. Foto: Arquiteca Projetos.

Sobre as bolachas está a caneca Oxford Serena White que você pode encontrar aqui. Ao fundo, estão a cafeteira francesa – disponível aqui – e o marmorizado Oxford disponível em nossas revendas. Foto: Arquiteca Projetos.

 

Imagem: Mesa de café com as bolachas de cortiça em formato de donut. Foto: Arquiteca Projetos.

Mesa de café com as bolachas de cortiça em formato de donut. Foto: Arquiteca Projetos.

 

O mais importante sobre as bolachas de cortiça é que é possível usar a imaginação, escolher diferentes formatos e cores, combinando com as louças que você já tem em casa. Sem falar no custo, que é muito baixo se comparado às bolachas disponíveis no mercado.

Veja mais