A cidade de Barcelos é a terra da Lenda do Galo que acabou dando origem ao símbolo de Portugal estampado na maioria dos souvenirs. Além de muita história, a cidade oferece ótimos restaurantes e paisagens belíssimas.

Arrume as malas, estamos indo para Barcelos! A cidade portuguesa fica no distrito de Braga e faz parte do caminho para Santiago de Compostela. Além de charmosa e encantadora, a cidade guarda histórias e lendas muito antigas, como a Lenda do Galo. O que os moradores contam é que havia um homem que foi julgado como culpado por um juiz, mesmo jurando inocência. Segundo o acusado, um galo cantaria quando ele estivesse prestes a ser enforcado, e foi exatamente o que aconteceu. Com a intervenção milagrosa do galo, o homem foi imediatamente solto.

 

A lenda fez com que a cidade fosse conhecida como cidade do galo. Este é o motivo pelo qual existem muitas estátuas de galos espalhadas pelas ruas. No século XX, o artesão Domingos Côto criou a figura do galinho que, então, se popularizou. A figura do galo também ocupa a maior parte do espaço em todas lojinhas de souvenirs, e ficou tão famosa que acabou se tornando também o símbolo de Portugal para os turistas estrangeiros.

Imagem: Souvenir galo de Barcelos com pintura artesanal. As cores predominantes geralmente são preto, vermelho, amarelo e azul.

Souvenir galo de Barcelos com pintura artesanal. As cores predominantes geralmente são preto, vermelho, amarelo e azul.

 

Um dia é o suficiente para conhecer Barcelos, a cidade é pequena e os pontos turísticos são próximos. Para quem pretende viajar para a cidade do Porto, incluir a cidade de Barcelos no roteiro é uma ótima dica. As duas cidades ficam a apenas 60 km de distância, que podem ser feitos de carro, de trem ou de ônibus.

Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz e Jardim das Barrocas

A Avenida da Liberdade é uma das principais avenidas da cidade de Barcelos, e nela fica localizado o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. A entrada no templo é gratuita, mas não são permitidas fotografias e vídeos. Em frente ao templo fica o Jardim das Barrocas, um espetáculo para quem gosta de flores e paisagismo. A entrada do jardim é marcada por um portal antigo, e o fim de tarde neste local da cidade é lindo!

Imagem: Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, na Avenida da Liberdade.

Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, na Avenida da Liberdade.

 

Imagem: Jardim das Barrocas, em frente ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz.

Jardim das Barrocas, em frente ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz.

Ponte Medieval de Barcelos

Próximo ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz é possível visitar a Torre Medieval, que oferece uma vista 360 graus da cidade, e seguir o caminho em direção à Ponte Medieval. Nesta região da cidade as paisagens formadas pelo Rio Cávado e pelas árvores são especialmente lindas. Para tornar o passeio mais agradável, é possível descansar em uma praia fluvial. Também existem os jardins com mirantes que ficam às margens do rio.

Imagem: Ponte Medieval de Barcelos, com os passeios e mirantes às margens do Rio Cávado.

Ponte Medieval de Barcelos, com os passeios e mirantes às margens do Rio Cávado.

Cruzeiro do Senhor do Galo

Os pontos turísticos mais visitados da cidade são o Paço dos Condes de Barcelos e o Cruzeiro do Senhor do Galo. É possível ver o local de longe quando se está no centro histórico. O Paço fica em um ponto mais alto da cidade e se destaca na paisagem. Logo ao lado está a Igreja de Santa Maria Maior de Barcelos.

Imagem: Paço dos Condes de Barcelos com estátua do galo.

Paço dos Condes de Barcelos com estátua do galo.

 

O Paço dos Condes foi construído no século XV e lá dentro fica uma das obras mais importantes da cidade: o Cruzeiro do Galo. Dizem que essa cruz foi construída no local onde existia a forca de Barcelos. Neste local atualmente funciona o Museu Arqueológico de Barcelos, a céu aberto e com entrada gratuita.

Imagem: Cruzeiro do Galo, onde surgiu a lenda do Galo de Barcelos e atual Museu Arqueológico da cidade.

Cruzeiro do Galo, onde surgiu a lenda do Galo de Barcelos e atual Museu Arqueológico da cidade.

 

A culinária da cidade tem uma grande diversidade tanto nos pratos doces quanto salgados. O calendário de eventos é sempre bem movimentado. Aproveite para visitar Barcelos durante algum evento da cidade e peça dicas aos moradores da cidade. O melhor jeito de conhecer verdadeiramente um local, ainda que em pouco tempo, é se conectando aos moradores, ouvindo suas histórias e experimentando da sua comida!

 

Inspirada neste lenda do galo de Barcelos e na cultura portuguesa, a Oxford desenvolveu o aparelho de jantar Ryo Barcelos. O jogo é perfeito para uma mesa posta colorida, com muita história e cheia de afetividade.

Imagem: Aparelho de jantar Ryo Barcelos: peças com formatos sinuosos e inspiração no Galo de Barcelos. Disponível na Loja Virtual da Oxford.

Aparelho de jantar Ryo Barcelos: peças com formatos sinuosos e inspiração no Galo de Barcelos. Disponível na Loja Virtual da Oxford.

Veja mais