Se você gosta de bons drinks, seja para relaxar ou receber os amigos, inspire-se nessas ideias para ter um bar em casa.

Para quem gosta de receber os amigos com cerveja e bons drinks, ou para quem gosta de relaxar bebendo uma taça de vinho depois do trabalho, ter um bar em casa pode significar conforto e praticidade. Usando a criatividade é possível transformar um pequeno espaço e torná-lo super aconchegante. Selecionamos algumas dicas e ideias para te ajudar a criar o seu próprio bar em casa.

Bandeja para organizar

Além das bebidas, deixe sempre algumas taças e copos à mão. Isso torna o espaço mais prático e funcional, e evita ter que ir até a cozinha para pegar copos para preparar um drink. Para ajudar a organizar os copos e bebidas, utilize uma bandeja.

Imagem: A bandeja ajuda a organizar os copos. Copos Flat On The Rocks da Oxford Alumina Crystal e Conjunto Chicago, da marca Biona. Foto: Arquiteca Projetos Afetivos.

A bandeja ajuda a organizar os copos. Copos Flat On The Rocks da Oxford Alumina Crystal e Conjunto Chicago, da marca Biona. Foto: Arquiteca Projetos Afetivos.

Utensílios à mão

Além das taças e copos, é importante que os utensílios também estejam próximos e dispostos de uma forma que seja fácil de pegá-los quando necessário. Deixe próximo aos copos e bebidas: abridor de garrafas, saca rolhas, bolacha para copos e guardanapos.

Iluminação adequada

Para relaxar ou para receber os amigos, é legal criar uma atmosfera mais leve e descontraída. A iluminação certa pode te ajudar a deixar este ambiente mais aconchegante. Priorize a luz indireta, seja através de sancas iluminadas no forro ou mesmo um abajur de piso ou de chão. Outro item importante que deve ser observado é a temperatura e a cor da lâmpada. Opte sempre por lâmpadas de led que oferecem uma iluminação mais quente e amarelada.

Imagem: Bar ao lado da churrasqueira, com iluminação aconchegante, adega suspensa e gavetas de apoio para guardar os utensílios. Imagem: Arquiteca Projetos Afetivos.

Bar ao lado da churrasqueira, com iluminação aconchegante, adega suspensa e gavetas de apoio para guardar os utensílios. Imagem: Arquiteca Projetos Afetivos.

Tomada para carregar

Geralmente onde tem um bar, também tem música! É importante ter uma tomada próxima para carregar o celular ou caixinha de som. Isso torna o espaço ainda mais prático e garante a música até a festa acabar.

Memórias afetivas

Decore o seu bar em casa com memórias afetivas e lembranças de viagens para deixá-lo com a sua personalidade. A decoração pode utilizar quadros e objetos decorativos que tenham sido comprados em lugares especiais que foram visitados. Mas também é possível aproveitar ideias mais simples. Já pensou em guardar as rolhas das garrafas de vinho, ou tampinhas das garrafas de cerveja para usar na decoração? Além de ficar lindo para receber os amigos, o espaço vai passar a contar histórias e traduzir memórias.

Imagem: Esse bar coleciona memórias pelo mundo. Conjunto Chicago, Biona. Foto: Arquiteca Porojetos.

Esse bar coleciona memórias pelo mundo. Conjunto Chicago, Biona. Foto: Arquiteca Porojetos.

A escolha dos móveis

Os móveis são a base para montar o seu bar em casa, e podem ser tanto móveis planejados e criados especialmente pra isso, quanto móveis que tinham um outro uso. Se tiver espaço, aproveite cômodas antigas, o carrinho de chá da vó, ou o aparador que está meio de lado para criar o cantinho do bar. O mais importante é que esse móvel seja funcional.

 

Se os centímetros quadrados da sua casa estiverem milimetricamente ocupados, uma solução legal é dar mais de um uso para um móvel. Por exemplo, é possível usar a mesa de refeições para criar um bar provisório para receber os amigos, com taças de vinho, rolhas e um decanter.

 

E lembre-se: um mini bar em casa tanto pode estar próximo à churrasqueira, quanto à sala de TV, sala de estar ou cozinha. É importante pensar onde ele vai ser mais prático e funcional para o seu estilo de vida.

Imagem: Um bar improvisado para receber os amigos com um bom vinho. Nessa caso a mesa virou um mini bar temporário. Conjunto Duo com taças e decanter da Oxford Alumina Crystal. Foto: Arquiteca Projetos Afetivos.

Um bar improvisado para receber os amigos com um bom vinho. Nessa caso a mesa virou um mini bar temporário. Conjunto Duo com taças e decanter da Oxford Alumina Crystal. Foto: Arquiteca Projetos Afetivos.

Eletrodomésticos

As adegas, cervejeiras, e frigobares deixam o ambiente do bar em casa mais completo e não exigem muitas adequações ou reformas. É importante que tenha apenas um ponto de tomada próximo. As adegas e cervejeiras vão garantir que as bebidas, vinhos e cervejas, respectivamente, sejam mantidas na temperatura ideal.

 

Veja algumas dicas para montar a sua primeira adega.

Imagem: O frigobar torna o ambiente ainda mais prático. Foto: Arquiteca Projetos Afetivos.

O frigobar torna o ambiente ainda mais prático. Foto: Arquiteca Projetos Afetivos.

Espelho

Especialmente se o mini bar estiver localizado na área social da casa, usar um espelho atrás da bancada onde estão os copos e as bebidas é uma boa ideia. Além de ampliar o espaço, o espelho é uma peça decorativa que deixa o espaço mais elegante. Sem contar as muitas selfies divertidas que vão ser tiradas lá!

Imagem: Bar em casa na sala com espelho apoiado: amplia o ambiente e dá um toque especial para a decoração. Imagem: Arquiteca Projetos Afetivos.

Bar em casa na sala com espelho apoiado: amplia o ambiente e dá um toque especial para a decoração. Imagem: Arquiteca Projetos Afetivos.

Veja mais