Em algum momento você já se deparou com alguém – ou pensou consigo mesmo – que ao degustar uma bebida em um copo ou taça de cristal percebeu uma grande diferença. Mas, no momento, não soube o motivo em si. Vamos compreender o porquê dessa diferença do mundo das taças e copos de cristal?

Imagem: Taças de cristal da linha Oxford Handmade Crystal. Foto: Henrique Peron.

Taças de cristal da linha Oxford Handmade Crystal. Foto: Henrique Peron.

A diferença do cristal para o vidro

O cristal, por ser um material mais maleável, permite que os os mestres vidreiros consigam confeccionar diversos tipos de taças e ou copos. Peças com acabamentos finos e requintados, taças com bojos e as “bocas” perfeitas. Essa diferença faz com que as bebidas, de forma geral, tornem-se melhores ao serem degustadas em taças ou copos de cristais do que nas de vidros. Vamos entender esses benefícios:

 

  • Brilho, transparência e porosidade: o cristal permite uma melhor análise visual das bebidas. Isto é, ver a coloração das bebidas e analisar as lágrimas que se formam no bojo das taças. Ali é possível analisar a densidade (peso) da bebida e potência alcoólica. Além disso, ao se degustar as bebidas em uma taça ou copo de cristal, devido a porosidade do material, são liberados mais aromas e sabores. As bebidas ficam mais macias e leves, proporcionando momentos mais aconchegantes e marcantes para os seus convidados.
Imagem: Gin sendo servido em taças da linha Oxford Alumina Crystal. Foto: Renan Munhoz.

Gin sendo servido em taças da linha Oxford Alumina Crystal. Foto: Renan Munhoz.

 

  • Design: por ser um material mais maleável – como vimos anteriormente – permite que se desenvolvam taças com bojos mais largos ou estreitos, bem como bocas das taças mais abertas e ou “fechadas”, a fim de exalar e reter os aromas presentes nas bebidas que estão sendo degustadas. Em uma análise olfativa percebe-se uma grande diferença em relação às taças de vidro. Faça um teste, você não vai se arrepender! Pois as taças de vidro são mais robustas, pesadas e os acabamentos deixam a desejar, principalmente na parte da boca da taça e ou copo.
Imagem: Taças, decanter, vaso e tábuas em mármore, todos da marca Oxford.

Taças, decanter, vaso e tábuas em mármore, todos da marca Oxford.

Onde encontrar taças e copos de cristal

Agora, como você já conhece os benefícios da taça e ou copo de cristal, a Oxford oferece uma linha completa para degustar vinhos, espumantes, cervejas, gin, licores, entre outros. Peças disponíveis na Loja Virtual e em revendedores de todo o país. Tim Tim!

Veja mais