Há 40 anos era inimaginável para grande parte da população trabalhar no conforto de suas casas. Mas hoje esse modelo de trabalho, que ficou conhecido como home office, é cada vez mais comum. Trabalhar em casa têm muitas vantagens como flexibilidade de horário, não perder tempo no trânsito e conseguir economizar fazendo as próprias refeições. Entretanto, traz alguns desafios como a gestão do tempo e o foco.
Muitas coisas podem interferir para que você seja produtivo ou não em casa, e a principal delas é o espaço. Foi por isso que eu, arquiteta, preparei sete dicas que irão te auxiliar a montar um espaço muito aconchegante, que facilite o seu trabalho em casa.
1. Escolha um lugar fixo
Trabalhar no sofá pode ser legal por um período de tempo pequeno, mas passar uma semana trabalhando no sofá não é saudável nem para a coluna nem para a mente. Assim como profissionais de comportamento falam sobre a importância de tirar o pijama e colocar uma roupa para trabalhar, o mesmo vale para o espaço.
É preciso delimitar um lugar apenas para o trabalho. Pode ser um quartinho subutilizado, uma bancada, aquela mesinha da sacada ou até mesmo a mesa de jantar. Se possível, escolha também uma cadeira confortável para complementar o espaço.
2. Instale uma régua ou extensão na mesa ou bancada
Em mesas de escritório, é normal termos tomadas disponíveis o tempo todo, mas isso não é comum em casa. Por isso, instale uma régua de tomada ou pelo menos uma extensão na mesa de trabalho. Nela você poderá ligar notebook, carregador de celular ou caixinha de som, tudo sem precisar se abaixar.
Essa instalação pode ser bem simples. Utilizei uma régua que já tinha e só colei com fita crepe na mesa, para não danificar o tampo.
3. Delimite espaços com jogo americano
No trabalho, temos vários espaços: o café, a pilha de folhas de rascunho, o armário com materiais de escritório, etc. Em casa, teremos que condensar tudo isso em uma única mesa. Para que o espaço de home office não vire uma bagunça geral, tente criar pequenas segmentações na mesa.
Aqui, utilizei uma prateleira apenas sobreposta à mesa para o espaço dos materiais de trabalho e um jogo americano de bambu para demarcar o espaço onde deixo a garrafa de água com o copo. Os jogos americanos são uma ótima opção nesse momento porque todo mundo tem em casa e você pode utilizar diferentes tipos e cores para cada segmentação.
4. Utilize objetos organizadores
Pense em objetos que podem te auxiliar a organizar as coisas utilizadas diariamente em home office: lápis, caneta, post it, fone de ouvido, etc. Em uma empresa, normalmente temos aqueles porta-canetas padrão. Mas em casa vale utilizar um copo bonito ou uma xícara para lápis e canetas. Para os outros objetos, você pode utilizar um prato ou com uma caixinha de presentes.
5. Crie um cenário de fundo legal
Se a sua mesa ou bancada ficar encostada em uma parede, crie um cenário de fundo agradável para olhar durante o dia. Utilizei uma tela metálica que tinha guardada apoiada na mesa e colada na parede com fita crepe.
Outra opção bem simples e que funciona é colar diretamente na parede coisas relacionadas ao trabalho ou que te fazem bem. Vale apostar em cronogramas, listas, artes, fotos e recadinhos. Muito importante: utilize sempre fita crepe, com ela as chances de danificar a parede são sempre menores.
6. Deixe água e café por perto
Para evitar ter que se levantar o tempo todo, deixe sempre uma garrafa de água por perto. O mesmo vale para o café ou chá, para quem gosta. Lembre-se sempre de utilizar bolachas para evitar que a mesa estrague. Se você não tem uma bolacha bonita e quer colocar a mão na massa, não deixe de conferir nosso passo a passo de três modelos de porta copos de cortiça.
7. Coloque coisas que te fazem bem no espaço do home office
Lembre-se sempre: o espaço deve ter a sua cara e despertar coisas boas em você. Então, coloque ali coisas que você gosta e te fazem feliz. No meu home office improvisado, coloquei plantas, um calunga (boneco de madeira, símbolo da arquitetura) e um aromatizador de ambientes para deixar o espaço sempre cheiroso.
Essas foram dicas simples que podem melhorar muito o seu espaço de home office e, consequentemente, o trabalho que você desenvolve. Espero que você tenha gostado e bom trabalho!
Deixe um comentário