O chá da tarde, servido em belas porcelanas, acompanhado por deliciosos sanduíches e bolos, é uma tradição tipicamente inglesa. Mas ao contrário do que se imagina, não é um costume dos mais antigos. Enquanto na China o hábito de beber chá remonta a 3.000 anos a.C., na Europa, a bebida era praticamente desconhecida até o século 17.
Segundo os registros históricos, o chá começou a ganhar notoriedade, na Inglaterra, quando Catarina de Bragança, esposa portuguesa do rei Carlos II, passou a consumir a bebida na corte, em 1662. Nessa época, o chá, importado do Oriente, era caríssimo, assim como o café e o açúcar. Esses produtos, considerados iguarias exóticas, eram consumidos apenas pela alta nobreza.
Foi uma outra mulher, Anna Maria Russell, duquesa de Bedford, que popularizou o chá da tarde como evento social, por volta de 1840. Diz a história que a duquesa sentia fome durante a tarde, pois o intervalo entre o almoço e o jantar, em sua casa, costumava ser longo. Ela pediu, então, que uma refeição contendo chá, sanduíches, e bolo, fosse servida por volta das 4 horas da tarde, em seus aposentos. A ideia deu tão certo que se tornou um hábito, e ela passou a convidar as amigas para o encontro vespertino.
Na segunda metade do século 19, o chá da tarde tinha se tornado um ritual típico da aristocracia inglesa. Servido na sala de estar, e não na mesa de refeições, a bebida passou a ser adoçada com açúcar, o que ajudou a popularizá-la ainda mais. Muitas pessoas costumam incluir, ainda, leite, creme ou limão.
O café também era bastante apreciado, mas como seu preço era mais elevado, o chá acabou se consolidando como uma tradição britânica. Atualmente, o Reino Unido é um dos maiores consumidores da bebida. Estima-se que o consumo anual de chá, no país, seja de 1,9 kg por pessoa.
Agora que você já conhece um pouco da história, é só fazer como a duquesa de Bedford e convidar os amigos para um chá da tarde. Reunimos ótimas sugestões para decorar a mesa e encantar os convidados. Os bules e as leiteiras, além de serem super charmosos, ajudam a conservar as bebidas quentes. Basta escaldar as peças com água fervendo, antes de servir. Prefere um café da tarde? Sem problemas! Escolha o estilo e a bebida que mais combinam com você!
Romance atual
Aqui, as porcelanas com ar retrô contrastam com acessórios de estilo contemporâneo, como os jogos americanos cortados a laser, e os talheres de metal fosco. A cartela de cores surpreende ao misturar vermelho, rosa e dourado.
Novo clássico
Graças aos arabescos que misturam traços em ouro fosco e brilhante, a coleção Coup Golden, da Oxford, consegue ser, ao mesmo tempo, sofisticada e atual.
Realeza britânica
Para reverenciar o chá da tarde inglês, que tal uma a louça inspirada numa das tiaras mais famosas da realeza britânica? É o caso do conjunto Flamingo Tiara, da Oxford, cujo desenho foi feito a partir da Tiara de Diamantes Franjada, feita em 1830.
Tradição colorida
Nas louças da coleção Flamingo São Basílio, as padronagens geométricas e as cores alegres atiçam os sentidos. A inspiração vem da milenar Catedral de São Basílio, em Moscou, uma obra de arquitetura única, excepcional.
Curiosidades sobre o chá da tarde inglês
- Originalmente, o chá era consumido puro. A adição de açúcar ao chá se deu porque ambos, chá e açúcar, eram artigos de luxo, no século 18. Os estudiosos consideram que o açúcar, ao suavizar o gosto do chá preto, tornou a bebida mais popular.
- O chá, na Inglaterra, é comumente servido com leite. E existe uma polêmica sobre o momento certo de se misturar leite ao chá. Alguns defendem que o leite seja colocado na xícara antes do chá. E outros, consideram que só é aceitável colocar o leite depois.
- No Reino Unido, além do chá das cinco, há quem cultive o hábito de tomar o chá das onze (elevenses, em inglês). É um lanchinho rápido, composto por uma xícara chá, ou café, acompanhado por um biscoito, pedaço de bolo, ou muffin.
- Entre os quitutes típicos de um chá da tarde inglês, não podem faltar sanduíches de pepino e scones (bolinhos redondos que devem ser cortados ao meio e servidos com creme e geleia).
Fotos: Karla Rudnick (@karlarudnickfotografia)
Doces: Manu Rosa Bakery (@manurosabakery)
Deixe um comentário