Dicas práticas para tornar a casa aconchegante e deixá-la pronta para criar novas memórias afetivas.
Nosso lar é o refúgio para nossos sentimentos, nossos experimentos na cozinha, nossas memórias afetivas, e tudo que a gente ama e quer ter por perto. Estar em casa também deve significar se sentir bem, e se sentir acolhido pela atmosfera do espaço: as cores, os materiais, a iluminação, os cheiros, e os objetivos decorativos.
Selecionamos 10 dicas para deixar a casa mais aconchegante e tornar os ambientes agradáveis para permanecer e criar novas memórias afetivas.
1. Plantas
As plantas são o principal elemento para tornar uma casa viva. Além de serem excelentes elementos de decoração, muitas delas ajudam a filtrar o ar do ambiente. As plantas certas para ambientes internos podem deixar os espaços muito mais leves e coloridos, com pouco investimento. Veja quais são as 10 melhores plantas para ter em casa.
Essa também é uma ótima forma de trazer a natureza para dentro de casa, especialmente para quem mora em grandes centros urbanos. Ah, as plantas não precisam ficar somente na sacada! Leve o verde para dentro da sala e da cozinha, e até para dentro do quarto.
2. Tapetes
De todas as possibilidades para tornar a casa aconchegante, o tapete é o elemento que melhor consegue fazer isso. Então se você for fazer um único investimento na casa para torná-la mais confortável, opte por um bom tapete. Se for usá-lo na sala, escolha um modelo que ocupe a mesma largura do sofá. Se for adequar o ambiente do quarto, talvez vale a pena comprar duas passadeiras – uma para cada lado da cama.
Além de deixar os ambientes aconchegantes, os tapetes evitam que a gente saia do sofá ou da cama e pise direto no chão frio. Isso deve ser levado em consideração principalmente por quem tem piso de porcelanato ou piso cerâmico em casa. Para quem tem pets, ou é um pouco desastrado e vive derramando vinho pela casa, vale a pena impermeabilizar o tapete para garantir mais durabilidade.
3. Almofadas
Uma ótima dica é manter a base mais neutra (paredes e móveis maiores – como o sofá, por exemplo). As almofadas podem ser aquele elemento coringa, que proporcionam uma nova cara para o ambiente sempre que você cansar da decoração, ou mudar a estação. Por exemplo: no inverno usar cores mais sóbrias, e no verão cores mais frescas.
Você pode usar o mesmo enchimento e trocar somente as capas. Esse reuso torna a troca de almofadas algo que não ocupa espaço quando não está sendo usado, e uma solução imediata e barata.
4. Mantas
A manta é o elemento “tem que ter” na sala de TV para deixar todo mundo quentinho para ver filme ou série. É aquele item que deixa o sofá tão aconchegante, que é capaz de te impedir de até de ir até a cozinha pegar mais uma xícara de café. Geralmente as mantas são usadas nos dias mais frios do ano.
Quando não estiverem sendo usadas, ou quando estivermos nos meses mais quentes do ano, dá para deixar as mantas enroladinhas em cestos. Isso também acaba se tornando um elemento decorativo bem interessante.
5. Aromatizadores
Sabe quando a gente entra em um lugar e o cheiro nos remete a alguma lembrança boa? O cheiro do mar, ou o cheiro do pé de laranja que tínhamos em casa na infância?
Os aromatizadores de ambiente, ou os home sprays geralmente são os responsáveis por isso. Deixe o aromatizador em um cantinho discreto da sala ou do quarto. Inclusive, é bem legal escolher um aroma diferente para cada ambiente. No quarto, que é um local de descanso, vale optar por um aroma mais leve, suave e relaxante. Sugestão: lavanda.
6. Iluminação indireta
A iluminação também faz parte de uma casa confortável e aconchegante. É indicado que os ambientes de permanência tenham dois tipos de iluminação: geral e cênica. A iluminação geral é aquela que a gente deixa acesa para as tarefas do dia a dia. Já a iluminação cênica é aquela luz indireta que a gente gosta para ler, ver TV, ou ter um jantar mais tranquilo, sabe? Essa iluminação pode ser uma arandela de parede, um abajur, ou fita de led.
As vezes nem é necessário trocar ou comprar mais uma luminária. A cor da lâmpada também interfere muito na sensação de aconchego da casa. Então, uma possibilidade é manter as suas luminárias e trocar somente as lâmpadas. Veja quais são as tonalidades mais adequadas para cada ambiente.
7. Tecido de parede
As texturas de um ambiente interferem bastante no quanto ele transmite a sensação de aconchego para os moradores. Aplicar um tecido de parede é uma opção simples e rápida para transformar o ambiente. Isso sem contar que é muito mais barato do que papel de parede. Se você gostar da ideia de colocar a mão na massa, pode aplicar sozinho. Veja um passo a passo.
8. Materiais naturais
Ambientes com cores muito sólidas e sóbrias, sem a composição com materiais naturais, acabam trazendo a sensação de frieza. Aposte em elementos de madeira ou com tons amadeirados, como prateleiras, painel para TV, poltronas, ou mesinhas laterais. Os cestos trazem a textura da palha e podem ser usados tanto para organizar alguns objetos de uso do dia a dia, quanto para decorar os espaços.
9. Memórias afetivas
É legal que a casa conte uma história. No caso, a história de quem mora nela. Traga para os ambientes algumas memórias de viagens através de fotos. Outra ideia é criar locais para fixar bilhetes, cartões ou imagens que te inspiram a viver a vida da forma que você deseja. Especialmente nos espaços de hall de entrada, esse canto de memórias afetivas vai sempre te fazer lembrar de lembranças boas quando entrar e sair de casa.
10. Deixe canecas e taças sempre a mão
Uma casa aconchegante sempre tem aquele cantinho onde as taças de vinho ou as grandes canecas de café ficam sempre a mão – prontas para serem usadas. A casa que abraça é aquela que está sempre pronta para um momento com café grande no sofá, ou um taça de vinho enquanto cozinha. Para isso, talvez seja legal criar um coffee bar ou uma mini adega em casa. Inspire-se nas nossas ideias!
Misture todas essas dicas, e aproveite os momentos em casa com conforto e a sensação de aconchego.
Deixe um comentário