Carmem Miranda divulgou ao mundo a diversidade de frutas brasileiras através de seu famoso arranjo na cabeça. Abacaxi, manga, banana, caju, maracujá. Além de saudáveis, refrescantes e deliciosas, as frutas combinam muito bem com a culinária e o clima tropical do país, sendo um importante ingrediente em receitas de todas as regiões.

Imagem: Frutas típicas brasileiras são as estrelas de pratos doces e salgados, conferindo mais sabor e aroma às receitas. Combinações clássicas e inusitadas desafiam a criatividade dos chefs e buscam conquistar o paladar de quem está aberto a novas experiências gustativas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Frutas típicas brasileiras são as estrelas de pratos doces e salgados, conferindo mais sabor e aroma às receitas. Combinações clássicas e inusitadas desafiam a criatividade dos chefs e buscam conquistar o paladar de quem está aberto a novas experiências gustativas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Se no sul a colonização alemã deixou como legado as famosas cucas feitas com frutas como goiaba e uva, no nordeste a carambola é uma das queridinhas no preparo de doces típicos. A chef Cris Leite, professora do Senac Rio e da Escola de Gastronomia Mise en Place, no Rio de Janeiro (RJ), costuma viajar por todo o Brasil para conhecer os sabores e ingredientes populares em cada estado. Ela vê nas frutas tropicais a possibilidade de caracterizar uma receita, mas revela que o segredo é utilizá-las frescas. “Assim ficam mais nutritivas e saborosas”, ensina. Rodrigo Fonseca, chef e sócio-gerente do Taste-Vin, restaurante e loja de vinhos em Belo Horizonte (MG), também utiliza frutas como componente principal de alguns de seus pratos. “Com a abundância que temos, as possibilidades são imensas”. Selecionamos uma receita incrível da chef Cris Leite para você colocar em prática nos dias mais quentes. Bom apetite!

Ingredientes do creme de manga indiano

  • 400g de manga Haden
  • 200g de sorvete de creme
  • 10ml de suco de limão
  • 20ml de sumo de gengibre ralado

Modo de preparo do creme de manga indiano

  • Lave e descasque a manga. Reserve parte da casca para a decoração e corte em tiras finas.
  • Liquidifique a manga com o sorvete, o sumo do gengibre e o suco de limão.
  • Leve para gelar em taças por 30 minutos.
  • Decore o creme de manga com as fatias da casca.

 Rendimento: 6 porções

 

Imagem: Para servir o Creme de Manga Indiano, a chef Cris Leite sugere uma tigela grande de louça bem bonita ou então de maneira individual colocando porções em taças de cristal ou potinhos de porcelana. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Para servir o Creme de Manga Indiano, a chef Cris Leite sugere uma tigela grande de louça bem bonita ou então de maneira individual colocando porções em taças de cristal ou potinhos de porcelana. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

 

Por: Gabriela Morateli

Veja mais