Vem ver como dobrar guardanapos para deixar a mesa posta ainda mais charmosa e interessante. Eles podem aparecer em forma de leque, arrematados com anel, em sobreposições, ou com adereços naturais. Lindo demais!

 

O guardanapo de tecido é um acessório importantíssimo para enfeitar a mesa. E claro, para limpar as mãos e os lábios, e proteger a roupa dos convidados de inevitáveis respingos de comida. Costuma-se colocá-lo do lado esquerdo do prato, depois do último garfo. Mas ele pode, também, ser posicionado sobre o prato. Quanto às maneiras de dobrá-lo, a imaginação é o limite!

 

Em termos gerais, o guardanapo deve sempre estar em harmonia com a toalha ou o jogo americano. Isso não quer dizer que ele tenha que ser feito do mesmo tecido, ou que precise ser da mesma cor. Tudo depende do grau de formalidade da refeição, e do estilo da mesa.

 

Em jantares formais, costuma-se combinar todo enxoval da mesa, usando cores sóbrias e tecidos finos como linho, que pode ser bordado. Se a refeição for informal, contrastes, estampas e tecidos podem ser os mais variados. O guardanapo pode receber adereços em forma de anel, flores, folhas, seixos, etc. E também pode servir de apoio para os talheres.

 

Com design simples e formato quadrangular, o guardanapo tem uma história curiosa. Segundo registros, já era usado na Idade Média, entre os séculos V e XV, na Europa. E figurava como um símbolo de status das famílias abastadas. Consta que, antes desse período, as pessoas não usavam talheres, pegavam a comida com as mãos. E depois, para limpá-las, usavam a toalha de mesa ou as próprias roupas. Uma prática nem um pouco higiênica! Mas deixemos esse passado pouco glamouroso de lado. Às dobraduras!

Cinco maneiras de dobrar guardanapos

1. Simplicidade elegante

 

Imagem: Nesta mesa, concebida para um jantar formal, usamos dois guardanapos sobrepostos, de cores diferentes. Eles foram dobrados em formato retangular, deixando os dois tecidos à mostra. Aparelho de jantar Nara Rendado, da Oxford Porcelanas. Jogos americanos e guardanapos: Artenamesa. Flores, Mimo em Flor. Realização: Lucila Turqueto, do blog Casa de Valentina. Foto: Elisa Correa.

Nesta mesa, concebida para um jantar formal, usamos dois guardanapos sobrepostos de cores diferentes. Eles foram dobrados em formato retangular, deixando os dois tecidos à mostra. Para arrematar, duas flores foram colocadas em direções opostas. Aparelho de jantar Nara Rendado, da Oxford Porcelanas. Jogos americanos e guardanapos: Artenamesa. Flores, Mimo em Flor. Realização: Lucila Turqueto, do blog Casa de Valentina. Foto: Elisa Correa.

 

2. No clima do outono

 

Imagem: Como a inspiração da mesa é o outono, uma folha seca é o complemento ideal para decorar o guardanapo. De linho natural, ele foi dobrado de forma a formar dois nichos: um para acomodar os talheres, outro para a folha. Louças Soleil Victoria da linha Oxford Porcelanas. Produção e guardanapos: Ateliê da Mesa. Jogos americanos: Couro.Co. Foto: Karla Rudnick.

Como a inspiração da mesa é o outono, uma folha seca é o complemento ideal para decorar o guardanapo. De linho natural, ele foi dobrado de forma a formar dois nichos: um para acomodar os talheres, outro para a folha. Louças Soleil Victoria da linha Oxford Porcelanas. Produção e guardanapos: Ateliê da Mesa. Jogos americanos: Couro.Co. Foto: Karla Rudnick.

 

3. Deu nó!

 

Imagem: Um jeito simples de dobrar guardanapos é dar um nó no tecido. Depois, é só espetar uma flor, ou um galhinho de alecrim, para arrematar. Prato da coleção Ryo Barcelos da linha Oxford Porcelanas. Guardanapos e jogos americanos, Artenamesa. Talheres, St James. Realização: Lucila Turqueto. Foto: Carolina Prieto.

Um jeito simples de dobrar guardanapos é dar um nó no tecido, que deve ser fino e não pode estar engomado. Depois, é só espetar uma flor, ou um galhinho de alecrim, para decorar. Prato da coleção Ryo Barcelos da linha Oxford Porcelanas. Guardanapos e jogos americanos, Artenamesa. Talheres, St James. Realização: Lucila Turqueto. Foto: Carolina Prieto.

 

4. Bate, coração!

 

Imagem: Existem mil maneiras de dobrar guardanapos. O jantar romântico pede dobradura em forma de coração (<a href="http://puxeumacadeira.com.br/guardanapo-em-forma-de-coracao/">veja o tutorial aqui</a>). Prato da coleção Zen da Oxford Porcelanas. Guardanapos, Villa Pano. Talheres e sousplat, Copa&amp;Cia. Realização: Cláudia Pixu. Fotos: Cacá Bratke.

Existem mil maneiras de dobrar guardanapos. O jantar a dois fica ainda mais romântico com uma dobradura em forma de coração (veja o tutorial aqui). Prato da coleção Zen da Oxford Porcelanas. Guardanapos, Villa Pano. Talheres e sousplat, Copa&Cia. Realização: Cláudia Pixu. Fotos: Cacá Bratke.

 

5. Anel precioso

 

Imagem: Para dar forma ao guardanapo, costumamos usar um clássico anel de metal. No caso deste almoço regado a champanhe, no entanto, usamos um irreverente aro de espumante. Louças da coleção Serena Turquesa, da linha Oxford Daily. Jogos americanos, guardanapos e produção: Ateliê da Mesa. Foto: Karla Rudnick.

Para dar forma ao guardanapo, costumamos usar um clássico anel de metal. No caso deste almoço regado a champanhe, no entanto, usamos um irreverente aro de espumante. Louças da coleção Serena Turquesa da linha Oxford Daily. Jogos americanos, guardanapos e produção: Ateliê da Mesa. Foto: Karla Rudnick.

 

Créditos

Artenamesa: @artenamesa1
Ateliê da Mesa: @ateliedamesa
Cacá Bratke: @cacabratke
Cláudia Pixu: @chezpixu
Copa&Cia: @copaecia
Couro.Co: @couro.co
Elisa Correa: @correaelisa
Karla Rudnick: @karlarudnickfotografia
Lucila Turqueto: @casadevalentina
Mimo em Flor: @mimoemflor
Oxford: @oxford_online
Sinhá Flor: @sinhaflorjardim
St James: @stjamesoficial
Villa Pano: @villapano

Veja mais