Saudade de viajar, né minha filha? Depois de vários meses de distanciamento social por causa da pandemia de Covid-19, até mesmo as pessoas mais caseiras já estão com vontade de botar o pé na estrada. No entanto, o jeito mais seguro de conhecer lugares novos, nesse momento, é através do turismo virtual.

 

Navegando em sites e canais no Youtube, dá para se maravilhar com destinos turísticos do mundo todo, dos mais famosos, como Paris e Amsterdã, aos mais exóticos, como as geleiras do Polo Norte. Pense nas vantagens: não é preciso mexer na conta bancária, reservar acomodações, pegar avião, correr o risco de extraviar a bagagem, etc.

Turismo virtual tem suas vantagens. Dá para ver Machu Picchu, no Peru, de pontos de vista privilegiados, como este. E sem os efeitos da altitude. Foto: AirPano

O turismo virtual em Machu Picchu, no Peru, oferece pontos de vista privilegiados. Foto: AirPano

Turismo virtual, a um clique de distância

No site russo AirPano o forte são fotos e vídeos panorâmicos com alta definição. Há cerca de 3.000 panoramas de mais de 300 lugares do mundo! Os vídeos têm resolução 4k, sendo que alguns são narrados em inglês e outros, possuem apenas trilha sonora. Vale a pena conferir as fotografias feitas em 360 graus, pois são interativas e mostram aspectos diferentes da mesma paisagem.

Monastério em Solovetsky, no norte da Rússia. Foto: AirPano

Monastério em Solovetsky, no norte da Rússia. Foto: AirPano

 

Que tal conhecer alguns locais turísticos de Londres em cerca de seis minutos? Caso prefira algo mais exótico, você pode passear por monastérios do Butão, reino budista localizado no leste do Himalaia. Ou pelas Ilhas Solovetsky, na Rússia. E se bater uma vontade de ver os 50 tons de azul do mar, dê uma volta rápida pelo Caribe.

Courtesy of www.AirPano.ru

 

Aperte o play no youtube

No Youtube, existem canais de turismo de todos os tipos, para todos os gostos. Selecionamos alguns especialmente para você. 

 

O canal Um Viajante, de Robson Franzói, tem a proposta de compartilhar experiências e dicas com viajantes independentes. Ele nos leva junto para conhecer a misteriosa Ilha de Páscoa, as belezas do Jalapão ou do Deserto do Atacama.

 

As conversas mais divertidas sobre viagens estão no Porta Afora, canal onde os apresentadores Fábio Porchat e Rosana Hermann recebem convidados famosos e anônimos, para contar suas histórias como turistas.

 

Quando o assunto é organizar uma viagem, o meu favorito é o Viaje na Viagem, feito por Ricardo Freire. Lá, o ex-publicitário e apaixonado por turismo, dá dicas preciosas de onde, como e quando ir. Tudo à partir de sua experiência real de viajante. Há dicas para aproveitar o melhor do Brasil, roteiros pela América do Sul e pela Europa.

 

Quem diria que o simples ato de caminhar na rua, sem preocupação, se tornaria objeto de desejo! Se esse é o seu caso, talvez goste do estilo do 4K Urban Life, um canal que se dedica a mostrar a beleza da vida urbana. Os vídeos, com qualidade 4k, exploram cidades do ponto de vista do pedestre. É como se você estivesse caminhando e observando tudo: arquitetura, as pessoas na rua, as fachadas das lojas.

 

Depois de tanto pesquisar e fazer turismo virtual, você vai organizar suas próximas viagens com muito mais facilidade. Esperamos que sejam momentos incríveis, com muita segurança e diversão!

 

Veja mais