Aprenda como fazer essa salada primavera super colorida e com dicas incríveis que vão deixar seu dia a dia muito mais saudável. Vou te contar dicas imperdíveis para você montar sua salada do zero com ingredientes super diferentes que vão impressionar quem experimentar.
Salada super colorida
Quando falamos sobre alimentação saudável, uma dica que sempre dou é buscar a maior variedade de cores no prato. E com uma salada, isso não poderia ser diferente.
Esqueça a clássica combinação de alface e tomate, são muitas as possibilidades de combinações para você deixar seu dia a dia mais nutritivo.
Para essa versão escolhemos 2 ingredientes que é provável que você não esteja muito acostumado a consumir, mas que vão deixar seu prato muito mais colorido e delicioso, claro!
Benefícios dos brotos
Não é a toa que os brotos são chamados de alimentos vivos, isso porque as pequenas folhinhas estão no ápice da germinação e concentram uma grande quantidade de nutrientes.
E são diversas as opções de brotos que você pode consumir. Desde verduras à grãos e sementes. E acredite, por menor que sejam, possuem um sabor intenso.
Na nossa salada, usamos um mix de brotos de rúcula e mostarda que trouxe um toque amargo delicioso e que contrastou super bem com o sabor adocicado do molho.
Flores comestíveis
Como preparar uma salada com nome de primavera e abrir mão das flores?
São inúmeras as flores que podem ser consumidas na alimentação. Conhecidas como plancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), elas não só deixam qualquer preparo muito mais bonito, como também são ricas em nutrientes.
Mas cuidado, nem todas as flores podem ser consumidas. Abaixo confira alguns exemplos que você pode incluir na sua alimentação:
- Capuchinha;
- Lavanda;
- Dente de leão;
- Flor de abóbora, entre outras.
Mas anote 1 dica. Deixe para adicionar as flores somente na finalização do prato, já que são bem delicadas e sensíveis ao calor.
Como montar uma salada
Mais do que uma receita, aqui vou te ensinar a pensar em combinações. Como falei, uma boa salada, combina muitas cores e texturas. Minha dica é pensar na sua salada da seguinte forma:
- Use uma variedade de folhas como base. Até mesmo a alface, tem tipos variados que vão deixar sua salada mais interessante;
- Opte por folhas como sabores mais presentes. No nosso caso, trouxemos os brotos para dar um toque de sabor levemente amargo e picante. Isso deixa o prato muito mais interessante;
- É provável que você já pense na cenoura e beterraba como elementos que combinam com uma boa salada. Sem dúvida, combinam mesmo. Mas que tal variar? Nós usamos rabanete, mas você sabia que a abobrinha também pode ser consumida crua?
- Mas, se você não gosta de usar esses alimentos crus, que tal adicionar eles assados ou cozidos. Só não misture eles quentes às folhas!
- Eu simplesmente amo adicionar frutas à salada. É bem comum vermos opções com manga ou maçã. Mas, por aqui, escolhemos a tangerina e ficou delicioso. Mas você também pode optar por morango, kiwi, pera, melancia e até mesmo frutas secas ou desidratadas;
- E claro, não esqueça de um bom molho. Mas deixe para adicionar o mesmo apenas na hora de servir a salada.
Salada Primavera com molho de tangerina
Ingredientes – para 2 pessoas
- Mix de folhas – usamos alface crespa, chicória e mini alface roxa, além de brotos;
- 1/2 xícara de rabanete fatiado bem fino;
- 1 tangerina sem caroço;
- Flores comestíveis variadas;
- 3 colheres de sopa de suco de tangerina;
- 1 colher de chá de mel;
- 1 colher de chá de mostarda dijon;
- 1/2 colher de sopa de azeite;
- sal a gosto.
Modo de preparo
- Comece fazendo o molho. Para isso, junte o suco de tangerina com o mel, a mostarda e o azeite e com a ajuda de um garfo, misture até formar um creme bem uniforme. Reserve;
- Na hora de servir, monte sua salada combinando todos os ingredientes deixando o molho a parte para ser servido no prato.
Mais receitas refrescantes
- Já que estamos falando de cores, que tal se deliciar com esses sucos super coloridos?
- Quer uma opção de refeição super refrescante? Aposte no poke!
Deixe um comentário