Receita de Vó: Bolinho de Chuva

26 julho 2022 Comer e Beber

Tem receita com mais gostinho de casa de vó e lembrança de infância do que o tradicional bolinho de chuva? Hoje, 26/07 é o dia dos avós, uma data que traz a tona as memórias mais doces que guardamos no coração. E se estamos falando de vó, com certeza, vem a mente carinho, aconchego e claro, muita receita boa!

Um fim de tarde, cafezinho servido e bolinhos de chuva na tigela Ryo Maresia: a combinação perfeita!

Nós amamos receitas que nos fazem viajar no tempo e sentir o gostinho de outra época no presente. Por isso, convidamos a Elis do Cozinhando com Elis, a ensinar a receita de bolinho de chuva que é um verdadeiro portal no tempo. Relembre esse gostinho de infância com a gente, e claro, celebre o dia dos avós com muito amor e carinho.

Origem do nome bolinho de chuva

Você já parou para pensar no porquê do nome “bolinho de chuva”? Pois bem, uma das explicações mais comuns para a forma com que essa massa frita finalizada com açúcar e canela foi chamada, é de que em dias de chuva a única forma de fazer com que as crianças ficassem dentro de casa sem se molhar, era servindo esses bolinhos.

Os bolinhos receberam esse nome, pois eram feitos, principalmente, em dias chuvosos. A iguaria ganhou popularidade através do programa “Sítio do Pica-Pau Amarelo” em que a personagem Tia Nastácia preparava os bolinhos de chuva para as crianças. Quem também lembra?

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 ½ xícara de farinha de trigo
  • Sal
  • ½ xícara de leite
  • 1 colher de sopa de aguardente
  • 1 colher de chá de fermento em pó químico
Separar os ingredientes em recipientes antes de começar facilita o preparo da receita. Aqui utilizamos toda a linha Ryo Maresia da Oxford.

Modo de Preparo do Bolinho de Chuva

Em um recipiente espaçoso, utilizamos a saladeira Ryo Maresia, coloque um ovo inteiro, 4 colheres de sopa de açúcar mascavo, uma pitada de sal e meia xícara de chá de leite. Misture bem todos esses ingredientes e em seguida adicione 1 xícara e meia de chá de farinha de trigo. Adicione a farinha aos poucos e vá incorporando-a à massa com a ajuda de um fouet.

Assim que terminar de juntar a farinha aos demais ingredientes, adicione o segredo especial para uma massa sequinha e deliciosa: uma colher de sopa de aguardente. Por fim, coloque uma colher de chá de fermento em pó químico. Mexa até a massa ficar bem lisinha.

Em uma panela de aço inox CookingPro, aqueça um litro de óleo em fogo alto. Assim que estiver bem quente, passe o fogo para médio. As panelas CookingPro tem aquecimento uniforme e proporcionam maior controle na temperatura de cocção e fritura, dessa forma, não tem como errar na hora de fritar os bolinhos de chuva!

Com a ajuda de duas colheres, divida a massa em pequenas porções. Deixe dourar de um lado, e na sequência, vire para dourar o outro lado. Assim que todos os bolinhos estiverem fritos, retire-os do fogo e deixe sobre uma superfície com papel toalha ou similar.

Hummm… Dá para sentir o cheirinho de casa de vó daqui!

Para finalizar, enquanto os bolinhos ainda estiverem quentes, polvilhe açúcar refinado e canela. Você também poderá passá-los em uma mistura dos dois ingredientes com o apoio de um bowl. Esse, certamente, é o toque final que faz toda a diferença no sabor dos bolinhos!

Outras receitas com gostinho de infância:

Bolo de Chocolate com Castanha

Bolo Vegano de Aipim

Produção e fotos: Elisângela Wagner @cozinhandocomelis

Compartilhe

Comentários

2 respostas para “Receita de Vó: Bolinho de Chuva”

  1. Maria Aparecida Horácio da Silva. disse:

    Ótimas receitas, lembranças maravilhosas da minha vó.

  2. Adriana disse:

    Amei a receita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *