A Caesar Salad nasceu em um momento de privação norte-americana. Conheça um pouco mais sobre sua história e aprenda a prepará-la de forma fácil e muito saborosa!
A história da Caesar Salad
Quem vê o preparo de uma Caesar Salad, traduzida para o português como salada César, nem imagina que ela surgiu numa ocasião bem inusitada. Era época de Lei Seca nos Estados Unidos dos anos 20, e alguns restaurantes viram a necessidade de inovar com a clientela. Muitos deles, inclusive, atravessaram a fronteira para continuar a comercializar bebidas no México e garantir seus negócios.
Diz a história que no dia 4 de julho de 1924, o dono de um restaurante situado em Tijuana, na fronteira entre o México e Estados Unidos, ao ver que o estoque de comida estava ficando baixo (devido à Lei Seca, muitos estadunidenses lotavam os restaurantes nas fronteiras), decidiu arriscar uma receita com os ingredientes ainda disponíveis e de uma forma bem peculiar: preparou uma salada à base de alface, sobre a mesa, na frente dos clientes.
Foi assim que Caesar Cardini, proprietário deste restaurante, apresentou ao mundo o seu prato. Em pouco tempo, conquistou muitos fãs e o local passou a ser frequentado por muitas pessoas, inclusive famosos. Em 1938, juntamente com sua irmã Rose, Caeser Cardini abriu uma loja gourmet em Los Angeles e começou a vender o seu famoso molho Caesar.
Receita da Caesar Salad
Preparar esta receita é muito simples, fácil e requer poucos minutos. O chef Lucas Santiago nos ensina o passo-a-passo desta salada.
Vamos lá?
Rendimento: 5 porções.
Ingredientes:
- 425 g de alface romana ou americana;
- 1 colher de chá ou 3 g de pasta de alho;
- 3 filés de anchova;
- Sal a gosto;
- Pimenta-do-reino preta moída, a gosto;
- 55 ml de ovo pasteurizado (inteiro ou gemas);
- 30 ml de suco de limão siciliano ou a gosto;
- 75 ml de azeite de oliva;
- 75 ml de azeite de oliva extravirgem;
- 75 g de queijo parmesão ralado ou a gosto;
- 220 g de croûtons ao alho (receita a seguir).
Modo de preparo:
1 – Separe as folhas da alface. Lave-as e seque-as bem. Rasgue-as ou corte-as em pedaços, se necessário. Deixe a alface na geladeira até o momento de servir.
2 – Para cada porção, amasse ao mesmo tempo: cerca de um oitavo de colher de chá ou 0,6 g de pasta de alho, meio filé de anchova, sal e pimenta-do-reino.
3 – Adicione 2 colheres de chá ou 10 ml de ovo e 1 colher de chá ou 5 ml de suco de limão siciliano. Misture bem.
4 – Junte 15 ml de cada azeite e bata até formar um molho grosso. Acrescente 1 a 2 colheres de sopa ou 10 g de queijo parmesão ralado e 85 g da alface romana. Misture até revestir por igual.
5 – Sirva imediatamente em um prato gelado. Guarneça com 43 g de croûtons.
Croûtons ao alho
Rendimento: 5 porções.
Ingredientes:
- 5 fatias finas de baguete francesa ou italiana, cortadas em diagonal;
- 3 dentes de alho, descascados e cortados ao meio;
- 150 ml de azeite de oliva;
- Sal a gosto;
- Pimenta-do-reino preta moída, a gosto.
Modo de preparo:
1 – Coloque as fatias de pão em uma assadeira. Esfregue cada uma delas com o alho e pincele com o azeite dos dois lados. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino.
2 – Doure o pão na salamandra (ou forno com grill); vire-o e doure do outro lado.
3 – Reserve-o até o momento de servir.
Que tal inovar também na salada? Lembre-se o quanto sua origem foi criativa e surpreenda seus convidados!
Separamos também outras receitas que podem complementar este prato. Acesse:
Deixe um comentário