Certamente a receita mais clássica de qualquer evento em família, esse pudim de leite condensado é delicioso e super cremoso. Neste post você vai aprender não só a receita como também vai conferir dicas para deixar a sua sobremesa perfeita! Vem conferir.
Pudim lisinho e cremoso
Se você é do time que ama pudim bem lisinho e sem furos, essa receita é para você!
Na verdade, caso não saiba, essa é a forma correta de servir a sobremesa, já que os furinhos que o pudim faz são decorrência de um problema no preparo e cozimento do doce. Certamente também fica uma delícia, mas de fato a textura lisa é a forma correta de servir o seu pudim.
Além disso, essa receita fica leve, doce na medida certa e extremamente cremosa. Vai ser bem difícil querer fazer outra sobremesa depois de testar essa delícia!
Como fazer a calda do pudim
Para começar, vamos te ensinar como fazer a calda do pudim.
Na verdade, existem 2 técnicas que você pode usar como base, em uma delas, você vai misturar o açúcar e a água e em fogo baixo deixará reduzir até chegar na textura e cor correta. Na outra técnica, e é a que mais gosto e irei ensinar aqui, você carameliza o açúcar e adiciona água para finalizar no ponto certo.
Dessa forma, vem anotar o que você vai precisar:
- 1 xícara de açúcar branco
- 1/2 xícara de água filtrada e morna
Para começar, leve o açúcar ao fogo em uma panela de fundo mais grosso. Em fogo baixo, deixe o açúcar derreter e começar a caramelizar.
Logo após, com muito cuidado porque pode espirrar, adicione a água morna e deixe ferver até formar uma calda mais grossinha. Assim que tirar do fogo, derrame sua calda na forma do pudim, espalhando a mesma pelas laterais. Deixe esfriar um pouco antes de adicionar a sua massa.
DICA IMPORTANTE: Muito cuidado na hora de preparar sua calda. O açúcar queimado atinge altíssimas temperaturas.
Como fazer o pudim de leite condensado perfeito
Como falei anteriormente, o pudim tecnicamente perfeito é assim: lisinho e super cremoso! E para preparar o seu doce sem erros, nós temos algumas dicas que vão te ajudar, como por exemplo:
- Deixe a “massa” descansar: após misturar o ingredientes, seja com um fouet (como nessa receita) seja no liquidificador, é essencial que você deixe a mistura descansar. Dessa maneira, as bolhas de ar formadas irão se dissipar, deixar seu creme mais liso;
- Passe pela peneira: depois desse tempo de descanso passe a mistura por uma peneira fina, para dessa maneira, eliminar completamente a espuma que irá se formar após a mistura;
- A forma certa de levar para assar: para evitar a criação de furos na sua massa, é essencial que você asse em banho maria e o mais importante, que a água esteja em temperatura ambiente quando tiver contato com a sua forma. Dessa forma, a água irá esquentar somente ao ser colocada no forno;
- Temperatura certa do forno: pudim é uma receita delicada, por isso, asse em temperatura de até 180º. Na verdade, se seu forno permitir uma temperatura menor, é até melhor;
- Um pouco de paciência: para começar, seu pudim vai precisar de um bom tempo para assar. Geralmente esse tempo varia de 1h a 2h dependendo da temperatura do forno. Depois disso, você precisará de paciência para deixar esfriar. Primeiro deixe a temperatura abaixar bem antes de levar à geladeira e depois, deixe gelando por no mínimo 6h;
- Como desenformar sem erros: importante, nada de tirar seu pudim da geladeira e tentar desenformar. A possibilidade de quebrar sua sobremesa é gigante! Leve sua forma direto a chama do fogão em fogo bem baixinho para deixar a calda derreter. Então, solte delicadamente a massa, e quando você conseguir ver seu pudim mexendo na forma, é hora de desenformar.
Receita pudim de leite condensado
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 450 ml de leite integral
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
- 2 ovos inteiros
- 4 gemas
Modo de preparo
Comece misturando o leite condensado com o leite e o extrato de baunilha até formar um líquido uniforme.
Logo após, bata os ovos e gemas com um fouet (ou batedor de ovos) até que também fique uniforme.
Em seguida, vá misturando a mistura de leite aos ovos sempre mexendo.
Deixe a mistura descansar por alguns minutos e antes de adicionar à forma já com a calda, passa em uma peneira bem fina.
Leve para assar, em banho maria, em temperatura de 150º a 180º com a forma coberta com papel alumínio por aproximadamente 1h30 ou até que a massa esteja bem firme.
Siga as dicas acima para desenformar seu pudim com perfeição.
Mais sobremesas para servir para a família
- Certamente essa Torta Banoffee vai te conquistar não somente por ser fácil de fazer, como também por ser deliciosa.
- E possivelmente esse Chesecake super clássico vai surpreender quem experimentar!
- Da mesma maneira, vai ser impossível errar com essa Torta de chocolate com merengue.
Deixe um comentário