Com certeza, essa receita de pierogi vai te conquistar logo na 1ª mordida. Com sabores diferentes do que estamos acostumados, é um prato perfeito para um almoço em família.
O que é pierogi?
Possivelmente você pode não conhecer essa massa, mas acredite vai valer muito a pena se aventurar para preparar essa delícia.
Típico da Polônia, o pierogi é uma massa que lembra um pastel e geralmente, é cozido e logo após frito ou grelhado.
Embora o recheio mais típico seja um creme à base de batata e queijo, também pode ser servido com sabores diferenciados, como por exemplo: carne, queijo, assim como chucrute e até mesmo frutas.
Para essa receita, trazemos a versão mais original possível, com uns toques para deixar ainda mais saboroso.
Sugestões de acompanhamentos
De fato, você pode servir com o molho que preferir. Com toda a certeza, um bom molho a bolonhesa, assim como um molho branco ficariam incríveis como acompanhamentos dessa massa.
Porém, como falamos anteriormente, tentamos seguir ao máximo a receita original. Por esse motivo, servimos nosso pierogi acompanhado de cebolas caramelizadas e sour cream – fazendo as vezes de um creme azedo, bastante típico da região do leste europeu.
É provável que quem seja adepto dos sabores mais simples, prefira escolher um molho mais comum. Mas se você gosta de experimentar novos sabores, eu super indico testar a combinação mais típica.
Dicas para o preparo
Embora esta seja uma receita simples, ela requer algumas horas de trabalho. Isso porque, ela possui diversos passos e inegavelmente vai ser mais fácil (e prazeroso) prepará-la com a ajuda de outras pessoas.
Então, antes de ir para cozinha, confira nossas dicas que podem te ajudar ainda mais:
- Tanto a massa como o recheio podem ser feitos com antecedência. Ambas podem descansar na geladeira por até 24h antes de efetivamente serem utilizadas;
- Asse ou cozinhe suas batatas no vapor. Isso vai ajudar o seu recheio a ficar mais sequinho e firme, e será mais fácil manipular sua massa;
- Varie nos sabores do recheio. Como falei, optamos pelo recheio mais típico feito com batata e queijo. Mas incluímos também a cebola caramelizada para dar um toque a mais de sabor. Mas certamente, incluir verduras, assim como queijos mais marcantes também trarão um toque diferenciado;
- Fritar/grelhar vai fazer toda a diferença. Sim, certamente você pode servir a massa somente cozida, mas com toda a certeza passar a mesma pela frigideira vai trazer mais cor, textura e sabor à sua massa.
Receita Pierogi
Ingredientes
Para a massa
- 1/2 kg de farinha de trigo;
- 1 gema;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1 colher de chá de sal;
- aproximadamente 200 ml de água morna
Para o recheio
- 1/2 kg de batata cozida;
- 3 colheres de sopa de queijo cottage;
- 1/2 xícara de cebola caramelizada;
- sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Comece preparando a massa. Certamente, utilizar uma batedeira vai ajudar, mas pode ser feita a mão. Misture a farinha de trigo, com a gema, o azeite, sal e aos poucos vá adicionando a água até formar uma massa homogênea e que não grude na mão. Pode ser que você precise de menos ou mais água do que indicado na receita.
Cubra a massa com papel filme e deixe na geladeira por pelo menos 30 min.
Enquanto isso, misture a batata amassada com o queijo e a cebola caramelizada. Acerte o tempero e deixe esfriar bem.
Então, abra a massa em uma espessura não muito fina (para ser mais fácil trabalhar). Corte em círculos de 9 a 10 cm de diâmetro, adicione um pouco de recheio e feche seus pierogis.
Cozinhe, aos poucos, sua massa em água fervente e temperada com um pouco de sal. Quando a massa começar a boiar, espere mais alguns minutos, retire e reserve.
Antes de servir, aqueça uma frigideira, adicione 1 fio de azeite e frite suas massas de ambos os lados, até que fiquem bem douradas.
Sirva logo em seguida.
Mais receitas internacionais
- Cuscuz Marroquino para sentir os sabores do Marrocos;
- Espaguete à Puttanesca para ter vontade de estar na Itália;
- Macarons de chocolate para uma sobremesa com sabor da França.
Muito boa receita, parabéns