Se tem uma cozinha que se popularizou muito no Brasil na última década, foi a japonesa. Os sabores vindos do outro lado do hemisfério inspiram muitos restaurantes especializados, buffets, rodízios, entre outros. Até mesmo restaurantes – que não tem nada de orientais – complementam seus cardápios com algumas opções de sushi. Isso sem falar dos inúmeros cursos presenciais e vídeos na internet para quem quer aprender a fazer essas delícias em casa! E há lugar melhor para um saboroso e íntimo jantar japonês, com a família ou os melhores amigos, do que o conforto do lar? Foi a ideia de um jantar japonês em casa que inspirou a produtora Isabella Hoffmann a criar este ambiente delicado e acolhedor.
Luminárias, almofadas e bastante verde criam um clima bem aconchegante e convidativo para passar longas horas entre amigos. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
A comida, é claro, é o personagem principal desta noite. E se você não sabe fazer, sem problemas. Com certeza não vai faltar um delivery pertinho da sua casa. “Para destacar a comida, todo o espaço foi montado na cor preta: toalhas, louças e guardanapos. Os detalhes reinam nas texturas e fazem com que um preto tenha destaque sobre o outro preto”, explica Isabella. A toalha de mesa é trabalhada, as louças são lisas e os guardanapos vêm com desenhos quadriculados. Assim, a comida, superapetitosa e colorida, reina absoluta! Nesta noite, a ideia é que os convidados fiquem muito à vontade, sentados no chão, sem pressa de voltar para casa.
São as texturas que destacam o preto sobre o preto. Toalha texturizada, louças lisas e guardanapos quadriculados. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Com muita delicadeza, um espaço foi reservado para que as pessoas pudessem montar seus próprios Tsurus – a ave nativa do Japão, da espécie das cegonhas. Símbolo da felicidade, saúde, longevidade e fortuna. Ninguém sabe desde quando essa lenda existe, mas ela conta que um Tsuru pode viver mil anos e que aquele que fizer mil Tsuros de origami teria um pedido atendido pelos deuses. E assim a ave de papel voou mundo afora!
Cantinho especial para que cada convidado faça seu Tsuru de origami, uma boa lembrança da noite! Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Confira nossas dicas para um jantar japonês cheio de charme!
A transparência dos cristais é um destaque e charme à parte no meio de todo o preto. Dão elegância à mesa deixando a comida permanecer como elemento principal. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Essa é a entrada mais popular em um jantar japonês. Sunomono significa literalmente “coisas avinagradas”, e é geralmente servido em pequenas porções. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Coloridas e diversificadas, as peças de makis, uramakis e niguiris ganham destaque todo especial nos pratos pretos. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Detalhes que fazem a diferença: o Tsuru sobre cada prato é um toque de carinho. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Ramequins e pequenos potinhos, além de deixarem a mesa delicada, fazem com que os convidados consigam se servir com mais facilidade. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Garrafinhas de vidro transparente são excelentes para abrigar flores na decoração. As flores de cerejeira completam a delicadeza da cena. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Os potinhos com shoyu devem ser individuais e ficar sempre à frente do prato de cada convidado para evitar acidentes. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Não esqueça dos hashis! Restaurantes delivery sempre enviam junto com o pedido. Mas caso queira caprichar nos detalhes é bem fácil encontrar hashis lindos e laváveis. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Pratos, ramequins, copos e garrafinhas de vidro, ganham um novo uso neste espaço. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Por: Francine Mirele da Silva
Agradecimento: Sushi de casa – Jaraguá do Sul
Deixe um comentário