Desde o século XIX, introduziu-se na cultura o ato de presentear familiares e amigos com ovos de chocolate durante a Páscoa. Esse ritual teve seu início no ano de 1819 pelo francês François Louis Cailler e, desde então, a procura e o consumo são maiores nessa época, que é o auge para os mestres dos chocolates – chocolatiers. Para aproveitar esta data especial, que tal degustar chocolate harmonizado com vinhos de sobremesa e/ou licorosos?

Taça de vinho do Porto da Oxford Crystal.
Aprenda a harmonizar vinho com chocolate
O chocolate ao leite (preto) tem maior compatibilidade com o Vinho do Porto Tinto. Já o chocolate branco harmoniza melhor com o Vinho do Porto Branco e os Sauternes – vinhos de colheita tardia, em que as uvas foram colhidas super maduras com alto teor de açúcar. Também para os amantes dos espumantes que queiram harmonizar com chocolate, o Asti – espumante de origem do norte da Itália, Piemonte – produzido com a uva (casta) Moscato Bianco é uma ótima sugestão, pois tem a doçura próxima a dos chocolates e a perlage (as famosas borbulhas) permitem preencher com a cremosidade toda a nossa boca e assim equilibrar o ponto de doçura desta harmonização.

Taça de espumante da linha Gota, Oxford Crystal. Seu design foi inspirado numa gota de água.
Mas, é necessária uma taça específica para degustar? Sim, claro que é! Para complementar este êxtase, a taça de cristal adequada proporcionará uma melhor degustação, pois permitirá que os aromas das bebidas estejam mais acentuados devido ao design das taças e também a matéria-prima, que faz toda a diferença.

Linha Profissional da Oxford Crystal. Foto: Henrique Peron.
Deixe um comentário