Harmonização veggie: risoto de aspargos e cerveja

10 julho 2018 Comer e Beber

Em busca de um estilo de vida saudável, nos últimos anos há cada vez mais adeptos do vegetarianismo e veganismo no Brasil. Portanto, a gastronomia vem se transformando em todas as áreas para atender essa demanda. E a harmonização veggie – para veganos e vegetarianos – não é uma tarefa simples, mas também não é impossível não! Basta criatividade e ousadia que tudo vai dar certo! Rsrs!

Imagem: Risoto de aspargos com lascas de amêndoas e tomate cereja, uma receita vegana que é de dar água na boca! Foto: Karla Rudnick.

Risoto de aspargos com lascas de amêndoas e tomate cereja, uma receita vegana que é de dar água na boca! Foto: Karla Rudnick.

Harmonização veggie: risoto de aspargos com cerveja Weizenbier

Existem algumas folhas e vegetais que têm sabores amargos e levemente picantes e, para harmonizar, iniciam-se as dúvidas. Mas, fique tranquilo, vamos nesse post dar um pontapé inicial para que você possa harmonizar e ficar encantado com o resultado obtido! Aqui harmonizamos um delicioso Risoto de Aspargos com Lascas de Amêndoas e Tomate Cereja com uma cerveja Weizenbier! Fica espetacular!

Imagem: Cerveja de trigo servida no copo Weizen, da Oxford Crystal. Foto: Karla Rudnick.

Cerveja de trigo servida no copo Weizen, da Oxford Crystal. Foto: Karla Rudnick.

 

O gosto levemente amargo e, ao mesmo tempo, adocicado do aspargo junto com o azeite de oliva extra virgem (0,2% de acidez) faz com que o risoto ganhe um sabor leve e persistente. E a cerveja Weizenbier, que tem a sua carbonatação e o “nível de amargor” muito próximo do prato servido, fará a harmonização por equilíbrio. O tomate cereja irá dar contraste no sabor adocicado e fresco ao mesmo tempo. Já as lascas de amêndoas torradas darão o crocante e, em sinergia com o aspargo, o sabor será acentuado.

Imagem: Harmonização veggie: risoto de aspargos com cerveja Weizenbier. Foto: Karla Rudnick.

Harmonização veggie: risoto de aspargos com cerveja Weizenbier. Foto: Karla Rudnick.

 

Gostou da combinação? Então vamos para a receita desse risoto!

Ingredientes do risoto de aspargos

Quantidades para 1 pessoa:

  • 80g de arroz arbóreo
  • 30g de cebola (em cubos pequenos “corte brunoise”)
  • 100ml de Cerveja Weizen
  • 3 unidades de aspargos
  • 6 unidades de tomate cereja
  • 20g amêndoas laminadas
  • 100ml de azeite extra virgem (0,2% de acidez)
  • 800ml de caldo de vegetais (alho poró, cenoura, cebola, salsão). Obs.: para fazer o caldo de vegetais utilize as aparas e cascas que normalmente iriam para o descarte!

Modo de preparo do risoto de aspargos

  • Sele os aspargos em um pouco de azeite e reserve.
  • Na mesma panela, doure a cebola cortada em cubos pequenos.
  • Após, coloque o arroz arbóreo e frite por aproximadamente 3 a 5 minutos.
  • Acrescente a cerveja para perfumar e dar sabor ao seu risoto.
  • Vá hidratando o arroz com o caldo de vegetais, sempre mexendo para liberar o seu amido e ir cozinhando até que ele fique cremoso.
  • Quando o risoto obter a consistência cremosa, desligue o fogo.
  • Finalize com o restante do azeite para dar brilho e realçar o sabor e os aspargos. Coloque também o tomate cereja. Esse deve ser colocado por último para que não desmanche no prato.
  • Em seguida sirva e finalize com as lascas de amêndoas previamente torradas.
Imagem: Risoto de aspargos servido no Prato de Entrada da Oxford Porcelanas. Foto: Karla Rudnick.

Risoto de aspargos servido no Prato de Entrada da Oxford Porcelanas. Foto: Karla Rudnick.

 

Após feito o prato: SAÚDE! Deguste-o com muito prazer!

Imagem: Os sabores do risoto de aspargos e da cerveja Weizen se equilibram. Foto: Karla Rudnick.

Os sabores do risoto de aspargos e da cerveja Weizen se equilibram. Foto: Karla Rudnick.

 

Viu como é fácil fazer pratos vegetarianos e veganos harmonizados? Fique conectados aqui no Puxe Uma Cadeira que em breve traremos novos pratos e harmonizações!

Imagem: O prato de entrada da Oxford Porcelanas tem capacidade para um porção ideal de risoto para uma pessoa. Além disso, a apresentação fica muito elegante. Foto: Karla Rudnick.

O prato de entrada da Oxford Porcelanas tem capacidade para um porção ideal de risoto para uma pessoa. Além disso, a apresentação fica muito elegante. Foto: Karla Rudnick.

Compartilhe

Lucas
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Sommelier e professor de Gastronomia formado pela Univille-SC. Especialista em Finanças pela FCJ-SC e em Aperfeiçoamento em Serviços e Gestão pelo Senac Campos do Jordão-SP. Mestrando em Ciência Animal pela Unoeste-SP. Falar, vivenciar, partilhar gastronomia é com ele! Acredita que as viagens a trabalho ou familiares são necessárias para se recriar sempre. Tem certeza de que a gastronomia pode unir culturas, costumes, saberes e pessoas para um bom bate papo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lucas
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Sommelier e professor de Gastronomia formado pela Univille-SC. Especialista em Finanças pela FCJ-SC e em Aperfeiçoamento em Serviços e Gestão pelo Senac Campos do Jordão-SP. Mestrando em Ciência Animal pela Unoeste-SP. Falar, vivenciar, partilhar gastronomia é com ele! Acredita que as viagens a trabalho ou familiares são necessárias para se recriar sempre. Tem certeza de que a gastronomia pode unir culturas, costumes, saberes e pessoas para um bom bate papo!