As cores claras prevalecem na maior parte das cozinhas brasileiras e se adequam muito bem a vários estilos: industrial, escandinavo, clássico, minimalista e contemporâneo. Nesse post vamos apresentar quatro estilos de cozinhas claras e pontuar os seis elementos principais que podem trazer cores claras para o ambiente: piso e parede, bancada, mobiliário, iluminação, eletrodomésticos e decoração.
Cozinha clara estilo industrial
Normalmente o estilo industrial está associado às cores escuras, mas é possível fazer cozinhas claras nesse estilo.
Nesta cozinha, o piso, as paredes e o revestimentos são brancos, criando uma base bem clara para todo o resto. A bancada feita de porcelanato claro contrasta com os móveis sob medida na cor cinza com puxadores pretos. Além disso, estruturas de serralheria preta com madeira clara.
Os eletrodomésticos (fogão e geladeira) são pretos e a maior parte dos elementos de decoração são louças e utilitários nas cores preto, branco e madeira.
Para iluminar o canto do café, foi utilizado uma luminária escura com traços mais industriais. Projeto: Arquiteca Projetos. Foto: Nadya Costa.
Cozinha clara estilo escandinavo
O estilo escandinavo tem feito cada vez mais sucesso no Brasil e essa cozinha da Casa Cor Itapema 2018 comprova isso. A bancada clara é feita de pedra sintética, a mesma que reveste o espaço entre a bancada e o armário aéreo. Os móveis, assim como na primeira cozinha, são cinza e madeira. Porém o acréscimo do branco nos móveis aéreos tornou o ambiente ainda mais claro.
O espaço contava com luminárias direcionadas pretas, spots de sobrepor brancos e pendentes brancos minimalistas. Diferente da primeira cozinha, esta não conta com elementos pretos de serralheria e o teto é de madeira clara, o que evidenciou ainda mais o estilo escandinavo.
Cozinhas claras clássicas
As cozinhas clássicas são as mais tradicionais e que nunca “saem de moda”. Elas são visualmente limpas, mas não minimalistas. Nesta cozinha, os móveis são claros, em tons de bege, e a madeira aparece apenas no painel que se entende até a sala. A bancada é de pedra sintética, assim como o rodapia estendido que reveste as paredes atrás da pia e da bancada de trabalho. O eletros são com acabamento inox e o fogão de vidro preto, o que traz um ar de modernidade para a cozinha.
A iluminação no forro é básica com placas de LED brancas e luminárias dicróicas. Se a cozinha está próxima à sala de jantar, é possível trabalhar com lustre clássico sobre a mesa.
Nessa cozinha, investiu-se na iluminação embutida no mobiliário. Ela possui mini dicróicas no armário aéreo e fita de LED. Esse tipo de iluminação no mobiliário é uma ótima opção para quem não possui forro de gesso.
Cozinha clara contemporânea
Quanto falamos de arquitetura de interiores contemporânea, pode-se associar a algo super tecnológico, high tech. Porém a contemporaneidade não está apenas atrelada à tecnologia.
Nessa cozinha, a contemporaneidade está no uso de um material que já é bem comum, o porcelanato marmorizado, mas com aplicação diferente: ele reveste todas as superfícies: piso, teto, parede e bancadas. Se você gosta do efeito marmorizado, não deixe de conferir nosso post sobre superfícies marmorizadas.
Além do uso inesperado do material, outros elementos que tornam essa cozinha contemporânea são a torneira preta que mescla formas arredondadas e retas e a ausência puxadores no armário abaixo da bancada. Foram utilizadas apenas cavas feitas diretamente nas portas.
Esperamos que você tenha gostado das ideias e inspirações de cozinhas claras. Se você está construindo sua cozinha agora, pode escolher todos os elementos de acordo com o estilo que mais te agrada. Se você quer apenas dar uma clareada no ambiente, a dica é focar em iluminação, eletrodomésticos e decoração. Pequenas mudanças, como a cor da parede ou a cor das louças expostas pode mudar completamente o coração da sua casa.
Deixe um comentário