Elementos da natureza podem deixar sua mesa posta ainda mais especial!
Elementos da natureza são tendência, seja na moda ou decoração. Utilizá-los em suas formas naturais ou mesmo como inspiração irá render criações incríveis!
Quer saber mais? Acompanhe aqui!
Trazer bons fluidos através de elementos da natureza, além de genialidade, são algumas das propostas elaboradas pela Trisha Guimarães, autora do perfil @acasacomoelae, nas composições de mesas apresentadas no estande da Oxford durante a última feira Home & Gift ABUP, realizada em São Paulo no mês de fevereiro.
A forma criativa com que estes elementos da natureza e a cultura da região Norte do Brasil foram dispostos proporcionaram muita afetividade. Seja para um bom café da manhã, almoço ou jantar, essas mesas são as apostas certeiras para impressionar!
Confira em detalhes!
A principal inspiração dessa mesa foi a cidade de Belém, no Pará, que possui uma cultura rica em gastronomia e artesanato. A palha foi um dos elementos que roubou a cena: além dos sousplats, os centros de mesas – feitos com peneiras e completados com recortes de flores obtidos da chita – trouxeram muita criatividade à mesa. A chita é um tecido originário da Índia e chegou no Brasil primeiro em Belém. Até hoje faz parte da cultura regional, sendo destaque nas saias das mulheres que dançam o carimbó, uma manifestação típica paraense. Outra dica da Trisha Guimarães é utilizar os recortes deste tecido também como descanso de panela.
A mesa foi envelopada com papel kraft, considerado muito versátil na produção artística. Pensando em também retratar o ar amazônico, muito presente na região Norte do país, foram dispostos sobre a mesa alguns cachos com vidrinhos contendo as essências das ervas mais conhecidas no Pará. Esses cachos são um símbolo de Belém e podem ser encontrados no maior mercado de feira livre da América Latina, o Mercado do Ver-o-Peso. Inclusive, há uma crença popular muito forte de que esses remédios curam o corpo e a alma!
Ainda no centro da mesa, um vaso com trama de palha e folhagens diversas, além de semente de urucum – cuja tinta é utilizada pelos índios da Amazônia nas pinturas corporais -, completam a genialidade dessa decoração. O lírio, que compõe o arranjo, é uma flor muito presente na cultura do Pará, em razão do Círio de Nazaré, considerada a maior festa católica do mundo e que reúne em um único dia, em tempos normais, 2 milhões de pessoas na cidade de Belém. É considerada muito importante entre o povo paraense, pois simboliza a padroeira da capital, Nossa Senhora de Nazaré.
Outra característica de Belém que compôs a decoração da mesa foi o punho de rede trançado por um artesão e utilizado como porta-guardanapo.
Que tal um café da manhã com ares botânicos? Essa é a proposta da mesa detalhada a seguir. As louças da coleção Unni Bothanica – que trazem também elementos da natureza como inspiração – formam uma linda composição com as muitas sementes medicinais, típicas do Pará, como: cabacinha, jatobá, castanha-do-pará e urucum. O encanto da mesa fica por conta das frases positivas, escritas na forma de lettering em alguns utensílios e nos próprios elementos da natureza, trazendo a sensação de aconchego e reforçando o sentimento de as pessoas serem bem recebidas para a refeição. As tábuas de madeira e mármore da Oxford foram usadas como sousplats e os guardanapos foram amarrados de forma diferenciada nas alças, trazendo muito charme à composição.
As propostas dessas mesas lúdicas são inspiração para aqueles que gostam de inovar e surpreender. Aposte nos elementos da natureza à mesa e sinta ela bem próxima de você!
Quer conferir mais detalhes? Então acesse a live realizada durante a feira Home & Gift ABUP, em São Paulo, com a Trisha Guimarães comentando sobre a produção dessas lindas mesas!
E se você ficou encantado com essa ideia e quer ficar ainda mais perto da natureza, confira as dicas de plantas para ter dentro de casa, clicando aqui.
Amo a linha oxford tenho 2 aparelhos de jantar.
Esses são maravilhosos.
Queria tanto entrar no ramo mesa posta