O contato com a natureza é uma busca constante da sociedade na tentativa de tranquilizar e estabelecer o equilíbrio em meio à correria do dia a dia. Para quem mora em apartamento, essa proximidade se torna ainda mais necessária, seja por meio do cultivo de plantas ou do contato com animais. A designer de produto Isabela Schreiber te ensina a fazer um comedouro para pássaros e uma horta caseira. Ambos super práticos e com benefícios diretos a sua saúde. Sim, é possível ter uma horta dentro do seu apartamento e a prática é cada vez mais adotada nas casas brasileiras, como explica Carol Costa, paisagista e apresentadora do programa Mais Cor, Por Favor, do canal GNT. “A jardinagem está em alta. Com a crise, cresce o interesse em você mesmo fazer as coisas e ter cultivos em casa. Este é um movimento que se repete na França e na Inglaterra”, conta. De acordo com a paisagista, ter uma horta exige que o morador da casa compreenda que ela precisa ser utilitária. Outra preocupação é o preparo de alimentos livres de agrotóxicos, garantindo uma alimentação muito mais saudável.

Você já acordou ao som de pássaros cantando? Já preparou um prato com ingredientes colhidos direto da sua horta? Convidamos você a trazer a natureza para a sua casa. Separe os materiais e siga as instruções. Corpo, mente e alma agradecem. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
O contato com os pássaros também pode fortalecer o vínculo com a natureza. Estudos científicos comprovam que, além dos benefícios emocionais, o contato com bichos produz efeitos fisiológicos o corpo, como diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca, aumento da imunidade e da autoestima e estímulo ao convívio social. “A troca de afeto por si só já nos dá uma base sólida para encararmos de uma forma mais leve a nossa rotina do dia a dia”, afirma a psicóloga Manuella Balliana Maciel, do Instituto Cão Amigo. Então mãos à obra!
Para fazer o comedouro para pássaros você vai precisar de:
- 1 tubo rosqueado de 10 mm
- 4 porcas de 10 mm
- 2 pratos
- 1 xícara
- 2 miçangas
- 1 broca de videa 10 mm
- 1,5m de corda de sisal
Passo a passo para fazer o comedouro para pássaros:

Passo 1: Pinte o tubo rosqueado e as porcas com com tinta spray da cor da sua preferência. Nós utilizamos a cor cobre. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 2: Enquanto a tinta seca, fure as louças com a broca de videa 10mm. Utilize água para perfurar as louças, pois isso facilita muito e não deixa que o impacto quebre a peça. Se você usar uma furadeira de mão, peça a ajuda de outra pessoa, pois é necessário um pouco mais de força. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 3: Depois de perfurar as peças, encaixe-as no tubo rosqueado já seco. A montagem inicia com uma porca antes do primeiro prato. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 4: Na sequência, encaixe a xícara e arremate com uma porca. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 5: Antes do próximo prato, encaixe uma porca, e finalize com mais uma em cima do prato para fixar tudo muito bem. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 6: Para pendurar o comedouro, utilize a corda de sisal passando por entre o tubo (use um arame para puxar o fio). Para que as pontas fiquem fixas, use uma miçanga nas duas pontas do tubo. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Passo 7: Por fim coloque as comidinhas nos recipientes e pronto. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Você sabia que pode cultivar uma pequena horta em charmosas canecas? Para os iniciantes, Carol ensina alguns truques na hora de preparar o cultivo das hortaliças: escolha as espécies de acordo com o gosto da família. Se vocês gostam bastante de chá, plante ervas como camomila, hortelã, cidreira e capim-limão. A horta precisa receber sol direto. Para esta criação da designer Isabela
Schreiber, você vai precisar de:
- 1 pedaço de madeira de aproximadamente 15 cm (A) X 25 cm (L)
- 2 talheres
- Tinta spray
- Parafusos
- 2 xícaras
- 2 argolas
Utilize a madeira velha como base e parafuse os talheres pintados com tinta spray. Eles servirão como suporte para as canecas. Prenda as argolas na alça das xícaras e prepare o plantio das espécies que você preferir. Com a argola na xícara, pendure nos talheres. Fácil, né!
Por: Elida Hack Ruivo
Produção: Isabela Schreiber
Deixe um comentário