Sempre é hora de falar sobre o consumo consciente. O reaproveitamento de objetos antes considerados descartáveis pode ser um jeito de renovar a decoração da sua casa de maneira sustentável. Uma poderosa forma de fazer isso é utilizando caixotes de madeira. Existem milhares de exemplos do que fazer com essas caixas que podem ser transformadas em estantes para colocar livros, caixa de brinquedos, guarda-roupas, mesas, prateleiras, revisteiro, entre outros. Aqui vamos te ensinar a fazer um “cantinho do café”, criado pela designer gráfica e de produtos Isabela Schreiber, utilizando os caixotes de madeira que acompanham os aparelhos de jantar da Oxford.
O reaproveitamento de objetos continua em alta. E não é à toa, afinal, quando juntamos consciência, bom-gosto e criatividade, o resultado tem tudo para ser belo, inspirador e inovador. Como o “cantinho do café” que preparamos para você. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Isabela lembra que os caixotes de madeiras são versáteis e permitem estimular a criatividade mesmo de quem não é da área. “Ficam bem em qualquer ambiente, são práticos e funcionais. Podem ser usados como baú, para brinquedos, e até como mesinha de cabeceira. Fixados na parede podem se tornar prateleiras. No escritório, servem como organizadores. Na sala, como bancos ou mesas de centro. No banheiro, como revisteiros”, sugere. A profissional reforça ainda a importância do reaproveitamento de materiais. “Isso é dar nova função e fazer voltar ao ciclo de vida de uma forma criativa. Acaba sendo divertido colocar a mão na massa e receber um elogio quando alguém observa a sua arte. É inspirador”, conclui Isabela. Então, não perca tempo e comece agora a preparar o seu cantinho do café!
Para fazer esse cantinho do café você vai precisar de:
- Lixa
- Betume (pode ser à base de água)
- Furadeira e brocas chatas de madeira tamanhos 5/8 e 3 mm
- 4 metros de corda
- 6 ganchos
Passo a passo para fazer esse cantinho do café:
Passo 1: Para passar o betume é necessário lixar a superfície do caixote para tirar o brilho do selador. O betume pode ser aplicado com uma trouxinha de pano ao invés de pincel ou rolo. Facilita muito e o acabamento fica bem melhor. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Passo 2: Com a furadeira e a broca chata para madeira 5/8 faça os furos na parte superior para passar a corda que sustentará a peça. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Passo 3: Passe a corda pelos furos e dê um nó logo acima para unir as duas pontas. Confira se os nós estão na mesma altura para garantir o equilíbrio da peça. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Passo 4: Na parte inferior da caixa, fixe os ganchos onde serão penduradas as xícaras. Para facilitar a colocação dos ganchos, faça um pequeno furo (superficial) com uma broca menor (a de 3 mm) e depois fixe-os com a mão. Certifique-se de que estão bem presos. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Pendure as xícaras e use a criatividade para deixar esse cantinho a sua cara. Dentro, por exemplo, você pode deixar os pires e os pratos de sobremesa do aparelho de jantar. Pronto! Pode passar o café e pegar o bolo quentinho que está no forno! Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Outra boa ideia de aproveitamento dos caixotes de madeira é a criação de um aparador. A inspiração de Isabela para esta peça foi o hall da casa. A peça é funcional e decora o ambiente. Ela sugere guardar sapatos, deixar livros à mão ou decorar com porta-retratos e luminárias. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.
Por: Elida Hack Ruivo
Produção: Isabela Schreiber
Deixe um comentário