Receita fácil e deliciosa
Se você também ama comida de milho, com toda a certeza, vai se apaixonar por esse curau cremoso.
Com um preparo super fácil, você vai perceber que vai poder comer curau o ano todinho e não só nas festas juninas.
Curau ou canjica?
É provável que quem more no Norte e Nordeste do país conheça esse doce como canjica. Há quem chame de mingau de milho também.
Além dos nomes diferentes, também existem algumas versões onde se pode variar a forma de adoçar. Da mesma maneira que é possível substituir o leite de origem animal pelo leite de coco.
Aqui, vamos explorar uma versão um pouco diferente da versão tradicional, mas que eu te garanto fica tão gostosa quanto.
Uma receita de curau diferente
Originalmente esse doce é feito de milho in natura. E certamente, fica uma delícia. Porém, nem sempre encontramos milhos de boa qualidade com facilidade, além de ser bem trabalhoso debulha-lo.
Dessa forma, aqui optamos por usar o milho em lata, mas usamos a versão preparada no vapor, que tende a ser mais adocicada do que as versões imersas em líquido. Outra opção tão boa quanto, é o milho vendido congelado.
Mas claro, caso prefira fazer com o milho em espiga, sem problemas, a única dica é buscar os mais amarelados para que seu doce não fique muito pálido.
Outra mudança que fizemos por aqui foi a escolha de adoçar com leite condensado. Mas, da mesma maneira, você pode usar açúcar e ir adoçando a gosto.
Como fazer o curau cremoso
Ingredientes
- 400 g de milho verde;
- 1 e 1/2 xícara de leite;
- 200 ml de leite condensado;
- 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal;
- 1 colher de chá de amido de milho;
- canela em pó para finalizar.
Modo de preparo
- Comece batendo no liquidificador o milho (sem líquido) com o leite (reserve um pouco para misturar o amido) até formar um creme;
- Logo após, passe esse creme por uma peneira, espremendo bem para que todo caldo seja aproveitado. Quanto mais fina a sua peneira mais delicado será o seu curau;
- Em seguida, leve o líquido para uma panela e adicione o leite condensado e a manteiga. Em fogo baixo e mexendo sempre, misture até começar a ferver. Nesse momento, adicione o amido de milho diluído no leite reservado;
- Deixe ferver por mais alguns minutos e transfira o creme ainda quente para os potes que deseja servir;
- Essa quantidade rende aproximadamente 2 porções grandes ou 4 porções padrão;
- Finalize salpicando a canela e levando a geladeira por aproximadamente 2h para para que esfrie.
Para quem ama comidinhas de festa junina
Se você adora comidas regadas a muito milho e amendoim você vai adorar esse e-book gratuito.
Deixe um comentário