Buscando uma receita quentinha para o inverno? Esse creme de cogumelos pode ser a escolha perfeita pra você! Delicioso, cremoso e fácil de fazer essa receita clássica francesa é, sem dúvida, uma surpresa para o paladar!
Tabela de conteúdos
Sopa de cogumelos
Essa receita tradicional francesa é levíssima e pode ser servida, não só como uma opção leve de prato principal, mas também, como entrada.
Por mais simples e delicado que seja, esse é um preparo que surpreende por ser cheio de sabor.
E o melhor, não leva nenhum ingrediente de origem animal, nem mesmo o creme de leite, ingrediente tão comum nas versões abrasileiradas dessa receita. E eu te garanto que você não vai sentir falta dele.
Qual cogumelo escolher?
Na verdade, esse é um dos pontos mais interessantes sobre essa receita: você pode usar o cogumelo que preferir. Pode até mesmo usar um mix variado para trazer sabores ainda mais complexos para o seu creme.
Se você não conhece muito de cogumelos, confira algumas características dos tipos mais comuns:
- Champignon ou Paris: Certamente o tipo mais comum no Brasil. Tem sabor delicado e coloração mais clara. Se você quiser seu creme bem clarinho e com sabor mais sútil, aposte nessa opção;
- Shitake: Um dos tipos de cogumelos mais consumidos no mundo. Tem o sabor mais marcante;
- Shimeji: Assim como o cogumelo paris, também tem sabor delicado e coloração clara. Porém, tem um aroma bastante característico e que não agrada a todos;
- Portobello: Mesmo apresentando uma coloração mais escura, também tem sabor delicado como o paris, porém, a textura é um pouco mais firme.
Lembrando que, independente do tipo escolhido, aconselhamos a utilização de cogumelos frescos. Não indicamos utilizar cogumelos em conserva para essa receita.
Porém, você pode optar pelos cogumelos desidratados. Mas lembre, eles precisam de mais tempo de cozimento para ficarem macios, assim como, geralmente, possuem o sabor mais forte, ou seja, pode ser que você precise reduzir a quantidade para até 1/3 da indicada na receita.
Que tal um vinho para combinar?
É provável que a primeira ideia seja servir com um vinho branco, não é mesmo? Afinal, como falamos, esse creme é delicado.
Sem dúvida o vinho branco é sim uma opção, porém, experimente harmonizar com o Carménère, um tipo de uva originalmente francesa, mas que se adaptou bem ao clima do Chile e que por isso, pode ser encontrada em diversos rótulos até mesmo mais em conta.
Como fazer creme de cogumelos
Ingredientes
- 300 g cogumelos – paris e portobello;
- 1 cebola pequena picada;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1/2 colher de sopa de azeite;
- 600 ml de caldo de legumes;
- 1 batata pequena, descascada e cortada em cubos;
- Sal, noz moscada e pimenta.
Modo de preparo
- Em uma panela, derreta a manteiga com o azeite e junte a cebola e os cogumelos. Em fogo baixo e mexendo de vez em quando, deixe cozinhar até todos os ingredientes ficarem bem macios;
- Então, adicione a batata, o caldo de legumes e um pouco de sal. Deixe cozinhar até a batata ficar macia;
- Em seguida, processe a mistura no liquidificador até formar um creme bem liso;
- Volte para a panela, acerte o sal e pimenta e adicione noz moscada a gosto;
- Na hora de servir, se desejar, finalize com cogumelos grelhados na manteiga, azeite e cebolete.
Mais receitas deliciosas para dias frios
- Esse ragu de carne com polenta cremosa é deliciosa e perfeita para o inverno;
- Da mesma maneira, esse risoto de abóbora com carne seca fica divino e aquece a alma;
- E vai ser impossível resistir a esse cappeletti in brodo delicioso!
Deixe um comentário