A iluminação adequada é extremamente importante para garantir você se sinta confortável dentro da sua casa. Conheça 5 dicas simples para mudar a iluminação e deixar a sua casa muito mais aconchegante.
Cor da lâmpada
Esta é a primeira e a mais importante de todas as dicas. Para escolher a iluminação ideal é necessário prestar atenção na temperatura da luz. Quando falamos de luz quente ou luz fria, não nos referimos ao calor físico da lâmpada, e sim à tonalidade de cor que ela fornece ao ambiente.
A temperatura de uma luz é medida em Kelvins (K). Quanto mais quente uma luz, mais “amarela” ela aparenta ser e menor a quantidade de Kelvin. Em um quarto, que é um ambiente de relaxamento, podem ser utilizadas lâmpadas de até 2700K, que é à temperatura mais baixa disponível no mercado. Já em um centro cirúrgico, que é um espaço de extrema atenção e tensão, são utilizadas lâmpadas acima de 6500K.
Nossa indicação, como arquitetas, é que em todos os ambientes de descanso – quartos, sala e sacada – sejam utilizadas lâmpadas de 3000K. Já em ambientes de serviço, como cozinhas, lavanderias e despensas, se utilize lâmpadas de 4000K.
Arandela
O segredo para uma iluminação bem acolhedora é distribuir os pontos de luz no ambientes. Além do ponto de luz convencional no teto, é possível utilizar arandelas, abajures ou até mesmo trazer a iluminação para os móveis. Então, esta dica e as próximas duas são ótimas para quem não possui forro de gesso em casa e quer ter, por exemplo, a possibilidade de assistir um filme deixando o ambiente escurinho, apenas com uma luz de apoio. As arandelas são uma ótima opção nesse caso. Porque além de iluminar, elas podem ser um elemento decorativo nas paredes.
Existem dois tipos de arandelas: as que precisam de um ponto elétrico exatamente no local onde serão instaladas e as que são fixadas na parede e possuem um fio que pode ser ligadas em qualquer tomada.
Abajur
Os abajures, que eram objetos muito comuns nas casas das avós, são excelentes para criar uma iluminação indireta sem nenhuma obra. Eles são práticos e podem ser comprados em qualquer loja de iluminação. Lembre-se sempre de usar lâmpadas de até 3000K neles, porque essas peças sempre serão usadas para gerar um clima mais intimista no espaço.
Iluminação nos móveis
Quando se faz móveis sob medida é possível pedir à arquiteta ou à marcenaria para incluir iluminação embutida no mobiliário. As mais usadas são fitas de LED e mini dicróicas de embutir. As fitas de LED servem mais como um elemento decorativo e as dicróicas podem ser utilizadas como iluminação de trabalho.
Fita de LED no gesso
A iluminação nas sancas e cortineiros de gesso é muito utilizada no Brasil como iluminação indireta. Elas podem ser colocadas desde que o eletricista deixe um ponto elétrico no forro. A instalação é bem simples, já que a própria fita vem uma parte colante que é aplicada na superfície desejada.
Se você está procurando deixar sua casa mais aconchegante, a iluminação pode ser realmente uma grande, mas simples, mudança que terá um impacto enorme. Outra maneira de trazer aconchego, é utilizando plantas na decoração. Se você quer tem plantas em casa, não deixe de conferir esse post sobre 10 plantas para ter dentro de casa.
Deixe um comentário