Brunch é a junção de duas palavras: breakfast (café da manhã) + lunch (almoço). Ou seja, uma refeição que mistura café da manhã com almoço. Apesar de ser uma tradição inglesa,é muito comum nos Estados Unidos e nos países da Europa Ocidental.
Há alguns anos, restaurantes trouxeram essa novidade para o Brasil e hoje já é bem comum marcar um brunch com os amigos aos sábados ou domingos.
Por ser composto por vários pratos, parece difícil montar um brunch em casa. Mas, pode acreditar, é muito simples! Separamos 5 dicas infalíveis para você preparar um brunch maravilhoso na sua casa.
O que servir para comer?
É importante ter pratos doces e salgados, sempre em porções menores. A graça do brunch é ir comendo, conversando e ouvindo uma música boa. Por isso, é recomendado que os pratos sejam leves e fáceis de comer.
Outras sugestões que ficam deliciosas no brunch: croissants, brusquetas, ovos com bacon crocante, salada de fruta, panqueca americana, etc.
E as bebidas do brunch?
Alguns convidados provavelmente não terão tomado café da manhã, então é sempre legal ter uma opção de café ou chocolate quente. É importante também servir uma bebida gelada não alcoólica e uma bebida alcoólica.
Os brunches são muito famosos por seus drinks pouco alcoólicos e gostosos. Um drink bem clássico para esta ocasião é a mimosa.
A receita é simples: 100ml de suco de laranja espremido na hora + 300ml de espumante branco, ambos gelados. Basta misturar delicadamente e servir em taças de champagne.
Descontração à mesa
Brunch é uma refeição descontraída e descomplicada, então a mesa deve seguir o mesmo estilo. Além disso, os brunches acontecem majoritariamente nos verões e primaveras, que já são estações mais coloridas.
Alguns passos que podem te ajudar a montar uma mesa descontraída: use uma toalha básica e leve, jogos americanos mais naturais, tábuas e louças distintas para cada prato servido. Para fazer essa composição, escolha uma paleta de cores e se mantenha sempre nela.
Nessa mesa, optamos por uma paleta com tons terrosos: terracota, amarelo mostarda, ocre e rosa claro suave. A tábua de mármore, os talheres dourados e as taças de cristal trouxeram a elegância para a composição.
Apresentação dos pratos
Outra dica infalível é caprichar na apresentação das comidinhas e drinks. Use toppings que deixem as comidas mais interessantes (e gostosas, claro!).
Usamos pimenta e azeite extra virgem nas torradas e cebolinha nos ovos mexidos.
Também colocamos açúcar de confeiteiro sobre os waffles com frutas vermelhas, além de melado sobre as frutas picadas. Tudo isso deixa os pratos com aquela cara de banquete de restaurante, sabe?
Aprecie o brunch com tempo
Como já comentamos, essa é uma refeição de final de semana, normalmente compartilhada com pessoas próximas.
Ele começa por volta de meio-dia e segue tarde adentro. Por isso, aprecie o seu brunch com bastante calma e divirta-se!
Deixe um comentário