Sem dúvida essa receita de bobó de camarão é uma ótima opção para um almoço em família. Além de muito gostosa, é também fácil de fazer e o melhor, tem um ótimo rendimento!
Uma versão diferente de bobó
É provável que ao começar a ver a descrição da receita você perceba que tem algo diferente. Isso porque, na versão original do bobó a base é feita de aipim/mandioca. Porém, aqui propomos que você use a batata baroa/mandioquinha/batata salsa.
Com toda a certeza, se desejar, você pode optar pela base original. Te garanto que nada muda na receita, sendo necessário apenas alterar esse ingrediente.
Mas, inegavelmente, a batata baroa traz ainda mais sabor e cor para o seu prato. Além disso, a manipulação da mesma é ligeiramente mais fácil, já que tem a textura um pouco mais leve do que o aipim. Dessa forma, pode ser uma ótima opção para quem está começando a se aventurar na culinária.
Sem dúvida, qualquer que seja a sua escolha, tenho certeza que o resultado vai ser uma refeição digna dos melhores restaurantes.
Como fazer o bobó de camarão sem erros
Como falei anteriormente, essa é uma receita relativamente fácil. Mesmo assim, ela não tem o preparo tão rápido, já que precisa de alguns passos antes de realmente começar a fazer o seu bobó. Por isso, separei algumas dicas importantes para você arrasar na sua receita:
- O caldo de camarão é importantíssimo – Certamente será ele o responsável pela construção de sabor do seu prato. Hoje em dia já é possível encontrar opções industrializadas, mas eu te garanto que fazer o preparo caseiro é muito melhor. Seja qual for sua escolha, não abra mão do caldo, ok?
- Cozinhe sua batata ou aipim no caldo de camarão – Mais uma dica que vai trazer ainda mais sabor para a sua receita;
- Prepare a base com calma – O refogado base certamente tem um papel importante na construção de sabor. Por isso, faça sem pressa e em fogo baixo;
- O camarão fica pronto MUITO rápido – Para chegar na textura certa, os camarões não podem cozinhar durante muito tempo. Dessa forma, minha sugestão é que deixe para adicioná-los poucos minutos antes de servir;
- Adicione o dendê somente no final – Cozinhar muito o dendê pode deixar o seu prato mais pesado, atrapalhando a digestão do mesmo. Dessa forma, deixe para adicioná-lo mais no final do cozimento.
Receita de bobó de camarão
Ingredientes
- 1 kg de batata baroa
- 1,5 kg camarão com casca
- 1 cebola grande
- 1/2 xícara de pimentão vermelho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 tomates médios
- 1/4 de xícara leite de coco
- 1 colher de sopa de azeite de dendê
- 1/3 xícara de coentro fresco
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
- Comece separando as cabeças e cascas do camarão e após lavar as mesmas, leve para cozinhar em 2 litros de água, em fogo baixo até que comece a reduzir o volume de líquido. Para isso, será necessário aproximadamente 1 hora;
- Logo após, descarte as cascas e cozinhe suas batatas nesse caldo até que estejam extremamente macias;
- Em seguida, separe o caldo das batatas e reserve o líquido. Então, leve suas batatas ao liquidificador e processe até que formem um creme liso e uniforme. Agora que você já tem suas bases prontas, vamos começar a preparar o seu bobó!
- Em uma panela misture a cebola e o pimentão picados junto com o azeite e em fogo baixo, refogue até que fiquem bem macios. Adicione então os tomates, também picados e quando os mesmos começarem a se dissolver, adicione o leite de coco e 1 concha do caldo de camarão. Em fogo baixo deixe cozinhar bem para reduzir;
- Então, adicione o seu purê de batata, assim como mais 2 conchas de caldo. A ideia é ir adicionando caldo para deixar o seu creme menos grosso. Mas não exagere porque o camarão solta bastante água. Dessa maneira, só adicione a quantidade de caldo que achar necessária;
- Finalize misturando o azeite de dendê, acertando o sal e adicionando pimenta caso deseje. Só então, adicione seus camarões, misturando delicadamente para que eles fiquem envolvidos pelo creme;
- Em fogo baixo, deixe cozinhar por aproximadamente 5 min (se o seu camarão estiver pequeno, pode diminuir esse tempo pela metade);
- Então, retire sua panela do fogo, verifique se precisa acertar o sal, adicione o coentro fresco e sirva logo em seguida.
O que servir com o seu bobó
De fato um bobó pede os acompanhamentos clássicos: arroz e farofa! Para o arroz, se quiser variar, te indico experimentar essa versão incrível com coco.
Para a farofa, minha sugestão é fazer uma deliciosa e crocante versão de dendê com amêndoas. Confira abaixo como fazer:
Farofa de dendê com amêndoas
- 4 colheres de sopa de azeite de dendê
- 1/4 xícara de amêndoas em lâmina levemente torradas
- 1 xícara de farinha de mandioca
- Sal a gosto
Em uma frigideira, em fogo baixo, esquente o azeite de dendê por alguns minutos. Adicione então as suas amêndoas e logo em seguida sua farinha de mandioca e o sal. Mexendo sempre, deixe a farinha torrar por alguns minutos e está pronta!
A receita parece muito boa com a versão em batatas 😊gostaria de saber se tem como congelar ?pois pretendo trabalhar com comida congelada
Olá, Gloria! Você pode congelar essa receita de bobó, mas indicamos deixar o creme mais firme, pois no processo de descongelamento é normal acumular um pouco de água.