As bancadas de madeira estão cada vez mais presentes nas cozinhas brasileiras. Esse recurso é muito utilizado em países nórdicos e frios – onde há menos preocupação com pragas e cupins. Além disso, é comum ouvirmos preocupações com durabilidade, manutenção e resistência à umidade. Entretanto, o uso de madeira nas bancadas está cada vez mais presente nas mostras de arquitetura e decoração brasileiras.
Atualmente existem tecnologias para tratamento e impermeabilização de madeiras que as deixam super resistentes. É óbvio que uma bancada de madeira é menos resistente que uma de granito ou mármore. Entretanto, pode ser uma ótima opção para quem quer economizar e ainda deixar a cozinha maravilhosa. São importantes alguns cuidados, que vamos explicar abaixo.
Tipos de madeira
Independente da madeira escolhida, o importante é que ela seja bem impermeabilizada. Também é imprescindível saber qual o produto foi utilizado na impermeabilização, para fazer a manutenção adequada no futuro.
Impermeabilização com verniz marítimo
A impermeabilização com verniz marítimo é o mais resistente de todos, porque o mesmo material é utilizado em embarcações. Ele pode ter o acabamento fosco, acetinado e brilho e a manutenção é muito menor que a da impermeabilização com óleo.
Estilo das cozinhas
As bancadas de madeira podem ficar bem em cozinhas rústicas, retrôs ou clássicas. De modo geral, quando se usa madeira na bancada, o restante dos móveis utilizam a mesma madeira ou são de alguma cor básica.
Independente do estilo escolhido, o uso desse material natural nas bancadas, promete deixar sua cozinha incrível! Se você está procurando referências para fazer ou reformar sua cozinha, não deixe de conferir o conteúdo que preparamos sobre cozinhas claras para te inspirar.
Deixe um comentário