Você já imaginou como deve ser passar a vida velejando? Viver rodeado pelo oceano, muitas vezes sem ver terra à vista? A Família Schurmann, primeira família brasileira a dar a volta ao mundo num veleiro, já soma quase 30 anos de aventuras pelos mares.

Os Schurmanns na chegada da Expedição Oriente, a mais recente aventura da família. Foto: Divulgação/Alexandre Zelinski.
Tudo começou em 1984 e desde então a Família Schurmann já cruzou os 3 oceanos e os 7 continentes do planeta. Na primeira expedição, eles passaram 10 anos no mar, percorreram cerca de 120.000 quilômetros e visitaram 28 países e territórios. É claro que uma aventura desse porte teve muito planejamento. Vilfredo e Heloisa, os pais e idealizadores do sonho pelos mares, também passaram 10 anos fazendo o planejamento da viagem.
Expedição Oriente, a mais recente aventura da Família Schurmann
A mais recente aventura dos Schurmanns foi a Expedição Oriente, que tinha o objetivo de desbravar os mares a partir da perspectiva oriental. A partida aconteceu no dia 21 de setembro de 2014, em Itajaí (SC) e a chegada da família foi no dia 10 de dezembro de 2016, também em Itajaí.
O veleiro usado nessa expedição recebeu o nome de Kat, a menina adotada pela Família Schurmann que tem sua história contada no filme “O Pequeno Segredo”. O longa foi indicado para ser o representante brasileiro na disputa pelo Oscar de “Melhor Filme Estrangeiro”. Infelizmente, a produção acabou ficando de fora da seleção da academia.
A Oxford criou uma coleção que homenageia a Família Schurmann. São 3 peças com estampas alusivas ao universo dos marinheiros. A coleção está disponível na Loja Virtual da Oxford. Você também pode saber mais sobre as lindas aventuras dessa família acessando o site dos Schurmanns.
Deixe um comentário