Nunca é tarde demais para aprender a cozinhar ou se aventurar na cozinha!
Estamos passando por um período de experiências, literalmente. Que tal aproveitarmos este momento em que podemos ficar mais em casa para colocar o hábito de cozinhar em prática?
Pensando nisso, convidamos a Larissa Januário, do perfil @semmedida, para nos auxiliar com algumas dicas práticas e muito valiosas! Seguindo estas sugestões, cozinhar pode se tornar uma atividade sem maiores complicações!
Vamos lá?
1 – Garanta os utensílios básicos: uma boa faca afiada, uma tábua de corte, uma frigideira, uma caçarola, um copo medidor, uma colher de silicone, panos de prato e avental.
2 – Escolha receitas fáceis, com poucas etapas, que você já tenha comido e que levem ingredientes que você goste muito. Você já saberá como é o resultado final e, assim, a chance de dar certo é maior.
3 – Leia toda a receita antecipadamente, certifique-se de que tem todos os ingredientes e se é possível adaptar ou substituir algo.
4 – Planeje-se. Reserve o tempo necessário para a receita escolhida e verifique se tem algo que deve ser feito antecipadamente. Fazer com pressa para quem não tem prática aumenta a chance de dar errado. Separe também os utensílios que serão utilizados na receita e veja se é possível adaptar com o que você tem.
5 – Faça o ‘mise en place’, ou seja: separe, lave, descasque, pique e meça todos os ingredientes antes de começar. Isso evita surpresas e atropelos durante o preparo.
6 – Comece sempre temperando com pouco sal e deixe para corrigir no final, se necessário. Uma comida salgada é mais difícil de salvar que uma sem sal.
7 – Mantenha a organização da cozinha durante o preparo. Separe um pote para os lixos gerados durante o processo e vá sempre lavando a louça para não acumular bagunça.
8 – Pratique e não desanime com os erros. Quanto mais vezes você fizer uma receita, melhor ela vai sair! E com o tempo você poderá fazer variações de um mesmo prato.
Cozinhar pode se tornar algo que vai além de simplesmente saciar a fome. Pode ser sua válvula de escape, sua terapia, seu hobby. Independente da função que empregar ao ato de cozinhar, estas instruções da Larissa (@semmedida) certamente facilitarão sua rotina e irão proporcionar experiências únicas, especiais.
Neste post, trazemos também algumas ideias para otimizar o seu tempo na cozinha de forma super fácil.
Conte com a Oxford para fazer parte destes momentos!
Deixe um comentário