Almoço com espumante ao ar livre

and 27 junho 2019 Receber

Dias de sol são perfeitos para um almoço com espumante no jardim. É só montar uma mesa colorida e informal para receber os amigos no melhor estilo chique despojado.

Imagem: O quiosque no jardim é o cenário perfeito para o almoço com espumante. Foto: Karla Rudnick

O quiosque no jardim é o cenário perfeito para o almoço com espumante. Foto: Karla Rudnick

 

Um almoço regado a espumante é uma ocasião festiva e alegre, uma oportunidade de celebrar a vida ao lado das pessoas que amamos. Portanto, nada mais natural do que escolher cores vibrantes para a decoração da mesa. A toalha listrada, em tons de cereja e branco, contrasta com a louça azul turquesa da Oxford Porcelanas. Os jogos americanos de palha formam uma base neutra, e sua textura rústica tem tudo a ver com a informalidade da ocasião.

 

Imagem: Simetria é para os fracos! Alguns lugares da mesa têm pratinhos para a entrada, enquanto outros, incluem cumbucas. O resultado é uma mesa variada e divertida. Foto: Karla Ru

Simetria é para os fracos! Alguns lugares da mesa têm pratinhos para a entrada, enquanto outros, incluem cumbucas. O resultado é uma mesa variada e divertida. Foto: Karla Rudnick

 

 

 

Imagem: A champanheira é uma panela de cerâmica Linea Nanquim da Oxford Cookware. E para deixar a mesa ainda mais charmosa, coloque botões de mini rosas junto com os cubos de gelo. As suculentas ficam dentro de taças de vidro. Foto: Karla Rudnick

A champanheira é uma panela de cerâmica Linea Nanquim da Oxford Cookware. E para deixar a mesa ainda mais charmosa, coloque botões de mini rosas junto com os cubos de gelo. As suculentas, por sua vez, ficam dentro de taças de cristal. Foto: Karla Rudnick

 

A diferença entre espumante e champanhe

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a nomenclatura das duas bebidas. Para esclarecer, podemos começar com a frase: “todo champanhe é um espumante, mas nem todo espumante é champanhe.” 

 

Chamamos de espumante todo vinho efervescente, com espuma e bolhinhas. Características, essas, que são produzidas por uma segunda fermentação, feita em grandes cubas de aço inox ou na própria garrafa. A primeira fermentação é a alcoólica, que transforma o açúcar natural da uva em álcool. Ela está presente em todos os tipos de vinho. Vinhos espumantes são produzidos em muitos países, através de diferentes processos, como o Champenoise, Charmat e Asti.

 

o champanhe é um vinho espumante produzido na região de Champagne, no Nordeste da França, unicamente com as uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. Desde 1927, a bebida possui o título AOC – Appellation d’Origine Contrôlée (Denominação de Origem Controlada). Isso significa que só pode ser produzida na região delimitada, de acordo com regras rigorosamente controladas.

Imagem: O almoço com espumante pede muitos brindes! Taças de espumante Forever da linha Oxford Alumina Crystal. Foto: Karla Rudnick

O almoço com espumante pede muitos brindes! Taças de espumante Forever da linha Oxford Alumina Crystal. Foto: Karla Rudnick

Dicas para o almoço com espumante

  • Na hora de abrir, não aponte a garrafa para pessoas, vidraças ou tetos de gesso.
  • Jamais sacuda a garrafa antes de abrir. Isso irá prejudicar a perlage (as borbulhas) da bebida.
  • A temperatura ideal para servir espumante é entre 6°C e 8°C. Alguns rótulos, mais complexos e encorpados, podem ser degustados entre 9°C e 13°C.
  • Uma vez aberto, o espumante deve ser servido rapidamente. Coloque um pouco da bebida no fundo da flute, espere a espuma diminuir e preencha a taça de uma vez.

 

Fotos: Karla Rudnick
Produção, jogos americanos e guardanapos: Ateliê da Mesa

Compartilhe

Biti
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Jornalista especializada em lifestyle, moda e beleza, trabalhou como editora nas revistas Marie Claire e QUEM. Colaborou com veículos como Folha de São Paulo, Claudia, Elle, iCasei e FFW. Curiosa e detalhista, adora design, gastronomia, fotografia, moda, viagens e tecnologia.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Biti
LEIA AS OUTRAS MATÉRIAS

Jornalista especializada em lifestyle, moda e beleza, trabalhou como editora nas revistas Marie Claire e QUEM. Colaborou com veículos como Folha de São Paulo, Claudia, Elle, iCasei e FFW. Curiosa e detalhista, adora design, gastronomia, fotografia, moda, viagens e tecnologia.