Os alimentos da estação costumam ter valor mais acessível, são mais saudáveis e costumam ser muito mais saborosos. Você já pensou o quanto o abacaxi pode ser ainda mais saboroso, pelo simples fato de ser consumido entre dezembro e março? Podemos consumir abacaxi o ano todo, mas quando ele está no período em que a natureza produz esses alimentos sem intervenção da tecnologia e de agrotóxicos, eles ficam com um sabor e aparência únicos!
Uma boa dica para passar a consumir e priorizar os alimentos da estação é comprar mais nas feiras de bairro e de pequenos produtores. Estes locais geralmente terão os alimentos da época para oferecer. O processo de plantio e colheita dos alimentos da época acontece com menor interferência de agrotóxicos, e com baixa demanda de tecnologia. Além disso, comprar de produtores regionais proporciona que você consuma os alimentos nativos do local onde você mora e consiga ter uma alimentação muito mais diversa.
Vantagens dos alimentos da estação
São mais saudáveis: ao investir nos alimentos sazonais, você investe em saúde. Afinal, o processo de colheita destes itens costuma acontecer sem (ou com menor) interferência de agrotóxicos.
São mais saborosos: o plantio e a colheita dos alimentos da estação acontecem no tempo da natureza, bem como sem aceleramento artificial. Sobretudo isso intensifica o sabor, melhora a textura e aumenta a qualidade dos produtos.
São mais baratos: a oferta desses alimentos é bem maior em determinada época. Com isso, preços tendem a baixar e acompanhar a demanda e a oferta de cada um.
Proporcionam variedade na dieta: outra vantagem é a variação de alimentos conforme as estações do ano. Isso proporciona uma variedade maior de vitaminas e minerais. Além disso, os alimentos da estação pedem que a gente seja mais criativo para acrescentar mais opções ao nosso cardápio.
Os principais alimentos do verão:
No verão, estação que vai de 21 de dezembro a 21 de março, os alimentos da época são:
Verduras: acelga, alface, almeirão, cebolinha, escarola, rabanete, repolho, rúcula, salsa, salsão.
Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, inhame, jiló, mandioca, maxixe, pepino, pimenta, pimentão, quiabo, tomate, vagem.
Frutas: abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, caju, carambola, figo, goiaba, jaca, laranja-pera, limão, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pêra, pêssego, uva.
Seguiu as nossas dicas e fez a feira por aí? Certamente, algumas ideias de como armazenar os alimentos da melhor forma serão de grande utilizada, confira aqui!
Eu amo a Camicado.tenho vários útensilios que comprei desta loja.