Utilizar o Feng Shui em casa pode aumentar a prosperidade, eliminar as energias negativas dos ambientes para trazer mais equilíbrio e harmonia aos espaços. Nesse sentido, vamos compartilhar inspirações e dicas simples para fazer pequenas mudanças na sua casa.
O Feng Shui é uma prática chinesa milenar. Acreditava-se que escolher o lugar certo para morar era sinônimo de uma vida tranquila e saudável. Esta prática ainda é muito usada em todo o mundo, e pode ser aplicada em espaços maiores (como um bairro, por exemplo) ou menores (como casas, apartamentos e ambientes).
Energia Chi
Na prática do Feng Shui, Chi é a energia vital que circula entre os ambientes, e que pode influenciar a maneira como nos sentimos. Quando temos um bom fluxo de energia nos sentimos bem e felizes. Sobretudo, quando existe um mau fluxo, podemos nos sentir cansados, desestimulados e tristes. A proposta do Feng Shui é convidar a energia Chi para entrar na casa e facilitar a sua livre circulação. Isso tende a deixar a vida mais equilibrada e harmoniosa.
Elementos do Feng Shui
O Feng Shui possui cinco elementos encontrados no planeta: água, terra, fogo, madeira e metal. Assim, de acordo com a prática, para uma vida equilibrada é preciso que os espaços contenham todos esses elementos.
Essa prática se baseia no entendimento de que estes mesmos cinco elementos também estão presentes em cada pessoa. Dessa forma, é possível criar um espaço personalizado que beneficie a sua personalidade e seus objetivos, a partir do seu elemento predominante. Por isso, não existe uma casa modelo ou ideal no Feng Shui. O que se recomenda é que as casas sejam pensadas e organizadas para harmonizar com a energia de cada pessoa que for morar nela.
A ferramenta utilizada: Baguá
Na tradução literal, “Ba” significa oito e “guá” significa lados. Portanto, o Feng Shui utiliza um octógono como um mapa de energia. São oito lados representando diferentes aspectos da vida, ao redor de um centro – que representa a saúde e o bem estar.
O Baguá setoriza a planta baixa da casa, e identifica o campo de energia nos seus ambientes. Assim, você consegue descobrir quais áreas da casa representam cada aspecto do Baguá. A partir disso é possível potencializar sua energia de acordo com suas cores e elementos do Feng Shui.
Áreas do Baguá
Trabalho: representa a profissão e a missão de vida. É simbolizada pela cor preta, e pelo elemento água.
Amigos: representa os amigos. Os principais símbolos são a cor cinza, bem como o elemento metal.
Criatividade: representa a visão aberta para soluções de problemas no futuro. É simbolizada pela cor branca e pelo elemento metal.
Relacionamento: representa como você se relaciona consigo mesmo e com os outros. É simbolizada pela cor rosa e o elemento terra.
Sucesso: representa a auto imagem, a visão que o mundo tem de você, sua fama e reconhecimento. É simbolizada pela cor vermelha, assim como o elemento fogo.
Prosperidade: representa a relação com o dinheiro, e viver com plenitude. Frequentemente é simbolizada pela cor roxa e pelo elemento madeira.
Família: representa a relação com os pais e com o passado. É simbolizada pela cor verde e pelo elemento madeira.
Espiritualidade: representa conhecimento e paz interior. É simbolizada pela cor azul, bem como pelo elemento terra.
Saúde: o centro do Baguá representa a saúde física, o equilíbrio mental, emocional e também espiritual. É simbolizada pelas cores amarelo, laranja e marrom, e igualmente pelo elemento terra.
Inspirações para harmonizar a casa
Nem sempre a distribuição dos cômodos das casas vai estar exatamente como indicado no Baguá do feng Shui. Por exemplo: a área do trabalho (no Baguá) pode estar localizada no banheiro. Principalmente em situações como essa, é fundamental trazer elementos, cores e formas que reforcem a boa circulação do Chi. Confira algumas inspirações:
- Área de trabalho
Na área do trabalho é indicado que sejam utilizadas formas curvas, a cor preta e o elemento água. Eventualmente o preto está nos detalhes, como materiais de papelaria e copo de café. A água pode estar em fontes, aquários, ou num vaso com plantas, como esse da foto.
- Área de espiritualidade
Nesta área da casa, o Feng Shui recomenda livros ou itens que representam conhecimento. Além disso, elementos voltados para a terra, como cerâmica, cristais e plantas. Nesse ambiente é legal ter a cor azul. No caso de uma casa que tenha a decoração mais neutra, a dica é aproveitar para deixar o azul presente através das louças.
- Área da família
Este espaço pode ter fotos de familiares em porta retratos, mas também algo mais sutil como formas retangulares, a cor verde, e objetos de madeira. Como nesta casa a área da família fica na cozinha, aproveitamos uma linha de utensílios mais retos e com detalhes em verde para criar uma composição que incentive a boa circulação do Chi.
5 Dicas práticas para começar hoje
- Antes de mais nada, tire os sapatos! Além de ser um hábito higiênico, tirar o calçado é uma ótima forma de se desprender de problemas e tensões do dia. Uma sapateira próxima à porta ajuda a criar essa rotina.
- Mantenha a porta do banheiro sempre fechada. Segundo Feng Shui, o banheiro é uma área de descarga de energia. Ao passo que é o lugar onde purificamos nosso corpo e nos desfazemos do que já não nos serve, em questões biológicas. Por isso, é importante manter a tampa do vaso sanitário, os ralos e as portas fechadas. Assim conseguimos evitar que energias positivas se percam e que as negativas saiam de lá.
- Invista em iluminação, especialmente a natural. Sempre que possível, deixe que o sol entre nos ambientes.
- Tenha uma fonte de água. Água em movimento é sinal de abundância.
- Aproveite as plantas para trazer boas energias para a casa. Elas ajudam a equilibrar as energias dos ambientes. Confira aqui 10 plantas para ter dentro de casa.
Deixe um comentário