O outono, que inicia no dia 20 de março e vai até o dia 21 de junho, começa logo após o verão e antecede o inverno. O clima em boa parte do país começa a ficar mais fresco, e as temperaturas mais amenas. Essa mudança de temperaturas pede um reforço na imunidade, e isso pode ser feito através de boas escolhas alimentares.
Certamente, essas escolhas começam pelas compras nas feiras e mercados.
As frutas e legumes da estação vigente costumam ter valor mais acessível, e também são mais saudáveis e costumam ser muito mais saborosas. Quando consumimos os alimentos da estação, eles estão no período natural em que a natureza produz esses vegetais sem intervenção da tecnologia e de agrotóxicos Por isso, eles ficam com um sabor e aparência únicos!
Por onde começar:
Para quem quer passar a consumir os alimentos da estação, uma boa dica é comprar nas feiras de bairro e de pequenos produtores. Estes fornecedores geralmente terão os alimentos do outono para oferecer, visto que o processo de plantio e colheita acontece com menor interferência de agrotóxicos.
Os principais alimentos do outono:
Alguns legumes do outono: abóbora, abobrinha, alho, batata-doce, berinjela, beterraba, chuchu, mandioca, rabanete, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, vagem.
Algumas verduras do outono: acelga, agrião, alho poró, alface, espinafre, brócolis, repolho.
Algumas frutas do outono: ameixa, abacaxi, banana, amêndoa, castanha, kiwi, laranja, limão, maçã, pera, pêssego, pinhão, romã, tangerina e uva.
Motivos para consumir os alimentos da estação
- São mais saudáveis e saborosos: ao investir nos alimentos sazonais, você investe em saúde. O processo de colheita destes itens costuma acontecer sem (ou com menor) interferência de agrotóxicos, no tempo da natureza e sem aceleramento artificial, então, isso também intensifica o sabor.
- Proporcionam variedade na alimentação: outra vantagem é a variação de alimentos conforme as estações do ano, o que proporciona uma variedade maior de vitaminas e minerais. Além disso, os alimentos da estação pedem que a gente seja mais criativo para acrescentar mais opções ao nosso cardápio.
Deixe um comentário