No Dia do Churrasco o chef e sommelier Lucas Santiago divide com a gente 5 dicas para fazer o churrasco perfeito!
1. No tempero, o segredo do churrasco perfeito
Para carnes bovinas como entrecot, bife de chorizo, picanha, miolo de Alcatra entre outros cortes cheios de sabor, utilize o sal de parrilla, somente após grelhar a carne.
Dessa forma, o sal será dissolvido. Se você temperar a carne com sal muito tempo antes do preparo, o sal irá acelerar o processo de desidratação da carne podendo deixar o seu churrasco seco.
Para o preparo de carnes suínas ou de frango, recomenda-se temperar com mais antecedência, até um dia antes. Nessa etapa pode-se adicionar temperos diversos como alho, cebola, ervas finas e deixar marinando com a carne.
2. O carvão
Um item básico para assar o seu churrasco. Mas atenção, para o resultado final ser aquela carne macia, suculenta de dar água na boca, o carvão deve estar em brasa. Esse processo demora em média de 30 a 45 minutos. Então, organize-se com tempo e não acelere o processo.
3. Carne + Molho = ❤️
Certamente, qualquer carne pode ficar ainda mais saborosa acompanhada de um bom molho. Então, está esperando o que para servir o seu churrasco com um delicioso molho de alho assado?
Modo de preparo
Asse uma cabeça de alho com casca durante 1 hora no forno. Importante envolver a cabeça de alho em papel alumínio antes de assar. Já assado o alho ficara com uma consistência bem macia, aqui indicamos que você “esprema” os dentes de alho de dentro da casca e coloque no liquidificador.
No liquidificador, adicione ainda leite e óleo de soja. A ideia aqui é formar uma maionese caseira. Misture até chegar ao ponto desejado, cremoso. Por fim, ajuste o sal e a acidez com limão, caso necessário.
Se desejar, ainda poderá adicionar uma colher de sopa de creme de cebola ou cebola em pó para uma dose extra de sabor.
4. O serviço do churrasco
Para que a experiência de preparar e servir o churrasco perfeito seja ainda mais completa, caprichar na apresentação é essencial e deixa o alimento ainda mais apetitoso.
Tábuas de ardósia são uma ótima pedida para servir a carne de maneira elegante e moderna. Já os ramequins podem acomodar perfeitamente molhos e acompanhamentos.
Agora, se você é do time de quem ama uma louça temática, os conjuntos de churrasco da Oxford são a escolha certa para o seu churrasco, afinal, quem não ama um prato com dizeres que combinam com a ocasião?
5. A harmonização perfeita do churrasco
Para acompanhar o churrasco, o mais comum é a boa e velha cerveja! Uma combinação que, sem dúvida nenhuma, encanta qualquer paladar. As do tipo Pilsen puro malte são as mais democráticas e ficam perfeitas servidas com carne bovina.
Agora, se você quiser uma opção mais ousada, harmonize o seu churrasco com vinho. Sim, vinho. Fica espetacular! Olha como é fácil combinar carne e vinho:
- Carnes vermelhas com sal de parrilla: harmonize com vinhos das uvas Malbec, Tannat ou Cabernet Sauvignon
- Frangos e peixes: harmonize com vinhos brancos Chardonnay ou Sauvignon Blanc
E claro, para a sua experiência de harmonização ficar completa, a degustação deve ser feita em taças de cristal Alumina pois os aromas e sabores ficam ainda mais evidentes.
Deixe um comentário