Toda primeira sexta-feira do mês de agosto, é dia de comemorar! Criado em 2007 na Califórnia, o Dia Internacional da Cerveja em 2022 cai no dia 5 de agosto. É um motivo mais que especial para consumir uma boa cerveja gelada, não é mesmo?
São diversos estilos, tipos e modos de fazer essa bebida e é importantíssimo entender o que caracteriza cada um deles para acertar na harmonização e degustar com mais prazer. Vamos conhecer um pouco mais sobre o universo dessa paixão nacional?

Ipa, Weiss, Pilsen ou Malzbier
Atualmente, em todo o mundo existem mais de 140 estilos de cerveja sendo produzidos. A cada combinação de água, lúpulo, malte, especiarias e até frutas, nasce uma nova bebida. Além dos ingredientes, os métodos de produção e o local de origem também contribuem para a diferenciação e criação de novos estilos.
Hoje falaremos sobre os principais atributos dos estilos mais famosos: Ipa, Malzbier, Pilsen e Weiss. Outros estilos muito comuns e altamente consumidos são as Lager, Stout e Helles. Mas isso é assunto para outro dia.

Malzbier
De origem alemã, a Malzbier é uma das mais conhecidas cervejas pretas ou “Dark Lager” consumidas atualmente. Se as IPAs possuem alto teor alcóolico e amargor intenso, as Malzbier são o oposto. De sabor adocicado, esse estilo é reconhecido pela refrescância e baixa porcentagem de álcool na composição. Além dos ingredientes usuais da cerveja, é muito comum encontrar receitas de Malzbier que levam caramelo e xarope de açúcar na composição.
Para harmonizar esse estilo:
Doces! Essa é uma cerveja que cai super bem comidas de sabor adocicado, formando uma harmonização por equidade. Sobremesas como cheesecakes, sorvetes, tortas e chocolates ficam ótimos servidos com uma Malzbier. Receitas com café, curau e frutas também formam uma ótima combinação.
IPA
A India Pale Ale, é uma das cervejas de sabor mais característico e fácil de reconhecer. Com mais lúpulo que outros estilos, o amargor mais intenso e aroma frutado combinado a um teor alcóolico acentuado fazem desta, uma das queridinhas dos apreciadores de cervejas artesanais e marcantes.
Para harmonizar esse estilo:
Escolha pratos de sabor igualmente marcante ao dessa cerveja única. Receitas apimentadas e bem temperadas são ótimas opções para acompanhar uma IPA. Vá de pratos mexicanos, indianos e queijos cheios de personalidade como o gorgonzola.

Weiss
A cerveja de trigo estilo Weiss ou também conhecida como Weizenbier, é clara e com textura cremosa. Tem sabor frutado, sendo uma cerveja encorpada, aromática e feita em grande parte de malte de trigo, além do lúpulo, água e outras leveduras. Com teor alcóolico moderado, a Weiss, assim como a Pilsen, é refrescante e forma espuma “colarinho” com facilidade.
Para harmonizar esse estilo:
Por ser uma cerveja leve, embora encorpada, a Weizenbier é versátil e pode ser harmonizada com diversos alimentos. Embutidos são uma ótima opção para serem acompanhados por uma Weizenbier: salames, queijos e salsichas. Experimente também com frutos do mar ou receitas com frango.
Pilsen
Ela, a grande paixão dos brasileiros! A cerveja Pilsen é a cerveja mais consumida no Brasil. Por ser um país tropical e de temperaturas calorosas, o sabor leve e refrescante tem seu lugar especial. De baixo teor alcóolico, a Pilsen tem a cor clara, e normalmente, forma o famoso colarinho no topo do copo. É uma cerveja leve de amargor médio.
Para harmonizar esse estilo:
Combine uma Pilsen com acompanhamentos também de sabor suave para que nenhum elemento se sobressaia. Amendoins, nozes, queijos suaves e outros aperitivos formam a combinação perfeita com a Pilsen. As famosas comidas de boteco como pasteis e bolinhos fritos ornam super bem com esse estilo. Aposte neles!
Outras receitas para comemorar a data:
Deixe um comentário