Em 6 de agosto é comemorado o dia da cerveja, a bebida queridinha dos brasileiros. A cerveja é unanime. Harmoniza super bem com diversos pratos e você, certamente, já experimentou várias combinações tomando uma gelada.
A seguir, conheça um pouco da história dessa paixão nacional em um especial sobre o assunto. Desvende com a gente, os sabores de cada tipo de cerveja e pratos que ficam ainda mais gostosos acompanhados por diferentes estilos da bebida. Vamos lá!
Um pouco de história
A história da cerveja vai de encontro aos primeiros registros do cultivo do trigo. O homem em busca de facilitar o seu dia a dia nos tempos antigos, descobriu como fazer pão utilizando trigo e percebeu que a fermentação mais longa do ingrediente originava um líquido diferenciado.
Em um belo dia, histórico, o homem experimentou esse líquido resultante da fermentação do trigo e se encantou com o sabor. Todo o povo apreciou o que foi considerada a primeira cerveja de trigo rudimentar.
Assim, nasceram as primeiras cervejas. A produção de cerveja de trigo com caráter comercial, teve início em 1040 na região da Bavária e a partir do século XVlll teve sua produção em larga escala.
Weiss ou Weizen
As cervejas de trigo possuem aromas de banana e cravo, isso se dá por conta do seu processo de fermentação. São menos lupuladas (teor de amargor mais leve) e a sua coloração vai de amarelo bem forte ao dourado bem vivo. Possuem espuma (colarinho) cremosa, densa e branca.
Já o que determina as características gustativas das cervejas de trigo é o malte, isto é, se for mais ou menos torrado, transmitirá ao produto final sabores mais leves e refrescantes até os mais encorpados.
A grande maioria de cervejas do tipo Weiss, não são filtradas, portanto, as leveduras são engarrafadas e continuam conferindo aromas e sabores à cerveja até a data da sua degustação. Já no tipo Weizen, normalmente, as cervejas são filtradas.
Harmonizações para o dia da cerveja
As cervejas de trigo Weiss ou Weizen, formam excelentes combinações com:
- Frutos do mar
- Frango
- Salsichas
Considerando, que não interferem nas características sensoriais desse tipo de cerveja. Agora, se preferir uma opção vegetariana para comemorar o dia da cerveja, um risoto de aspargos com lascas de amêndoas e tomate cereja fica delicioso com uma cerveja Weizenbier. Confira a receita do risoto de aspargos aqui!
Por fim, vale relembrar que existem sub estilos do tipo Weiss como Dunkel, Dunkelweizen, Weizenbock, entre outros que também podem ser harmonizados dessa forma.
Aproveite as dicas para curtir o dia da cerveja com sabores, aromas e claro, muita cerveja! Prosit!
Deixe um comentário