Que tal um almoço indiano para quebrar a rotina e experimentar novos sabores? Esse convite inclui ainda: cores intensas, especiarias perfumadas e muito exotismo. Vem ver tudo de perto!
Quando olhamos para a Índia como fonte de inspiração, logo vem à mente a exuberância das cores presente nos trajes indianos e no Holi –o festival em que as pessoas tomam as ruas e jogam tinta e pós coloridos umas nas outras. Por isso, nossa mesa vai contar com tonalidades vibrantes de pink, laranja, vermelho e azul.
Vamos aos detalhes do nosso almoço indiano!
Na mesa baixa, no lugar de toalha ou jogo americano, usamos duas passadeiras: uma estampada em azul e vermelho, e outra lisa, em tom de pink. Foto: Cacá Bratke
Comer à moda indiana significa sentar-se em uma mesa baixa e desfrutar de um ritual coletivo com muitos pratos, servidos em pequenas porções. E tudo com temperos especialíssimos, muito perfumados e, às vezes, apimentados. Na Índia, todo cozinheiro que se preze prepara sua própria receita de garam masala, composta de uma dezena de especiarias. Essa mistura acabou ficando conhecida, no ocidente, como curry. Então, para seguir a tradição e aguçar o olfato, o paladar e o olhar, espalhamos pela mesa várias tigelas com condimentos.
Um varal colorido com flores de papel de seda dá um ar festivo ao almoço. O aparelho de jantar, da linha Coup Blue Indian, da Oxford, têm pratos fundos estampados na frente e no verso. Foto: Cacá BratkeDentro de envelopes estampados, bilhetinhos personalizados marcam os lugares dos convidados. Os pratos, da linha Coup Blue Indian, exibem padronagens delicadas inspiradas em mandalas. Os talheres são o modelo Catarina. Tudo da Oxford. Foto: Cacá BratkeO prato de sobremesa serve de apoio para o guardanapo laranja, amarrado com uma fita turquesa. A tigela Mexican, da Oxford, tem estampa em vermelho na parte de dentro, e azul do lado de fora. Foto: Cacá BratkeAs taças azuis, da linha Handmade Crystal, da Oxford, se harmonizam com a decoração das louças e contrastam com os tons quentes do restante da decoração. Foto: Cacá BratkeUm barbante, algumas varetas de madeira, e folhas de papel de seda, é tudo o que você precisa para fazer o varal que alegra o nosso almoço indiano. Foto: Cacá BratkeNo centro da mesa, copos de long drink, e taças de espumante, acomodam os buquês de rosas. Repare que os arranjos ganham alturas diferentes, de acordo com o tipo de copo. Foto: Cacá BratkePorções de curry, cominho, pimenta, ervas e castanhas, ficam espalhadas por toda mesa ao alcance dos convidados. Os ramequins e as tigelas estampadas são da Oxford. Foto: Cacá BratkeO chá é a bebida preferida dos indianos, por conta da influência da colonização inglesa. A jarra de vidro, com infusor de inox, exibe a cor do chá e mantém as folhas dentro do compartimento. Ofereça ramequins com vários tipos de chá, como hibisco, jasmim, camomila, calêndula e canela. Salpique as xícaras com flores comestíveis, para um charme extra. Foto: Cacá BratkePara a turma que não abre mão do café, o ideal é a cafeteira tipo prensa francesa, que conserva todos os óleos aromáticos da bebida. Em vez de colherinhas, sirva com ramos de canela, para perfumar. Foto: Cacá Bratke
Maravilhosos