É chegada a época das festas juninas, de seus quitutes e delícias.
Para celebrar esta tradição, típica da região nordeste, mas que já ganhou o coração da maioria dos brasileiros, a Oxford convidou a Isabela Azevedo do perfil @beluquices, que nos trouxe algumas inspirações e ideias incríveis para preparar um arraiá em casa e arrasar nas festas juninas.
Vamos conferir?
A ideia principal da Isabela (@beluquices) foi resgatar, principalmente, a característica das festas juninas. Acessórios com palhas, laços, bandeirinhas, plantas, flores do campo e cores bem vivas foram as escolhas certeiras para trazer esta tradição à mesa.
Toalha de juta e trilhos com estampas de girassóis iniciaram a decoração. A mesa foi preparada com serviço à americana, no qual os pratos ficam todos expostos no formato buffet e os convidados se servem à vontade. A decoração contou também com espigas de milho, grãos de pipoca, caixotes de madeira, plantas e muita criatividade! Até os guardanapos receberam um toque junino: a Isabela os dobrou no formato de bandeirinha, trazendo ainda mais descontração à mesa.
E o que falar dos quitutes servidos nas festas juninas?
Claro que não poderiam faltar a pipoca, a pamonha, o milho cozido, os bolos de fubá e de macaxeira (também conhecida em algumas regiões como mandioca ou aipim), a canjica, as paçoquinhas e a queijadinha.
Os pratos do modelo Plateau da Oxford, nas cores vermelho e amarelo, serviram como bandejas para receberem estes quitutes, típicos em festas juninas. A Isabela sugeriu, inclusive, decorá-los com bandeirinhas, por exemplo, e identificar as comidas servidas com canetinha. A tinta sai facilmente da superfície da porcelana com álcool! A escolha pelas cores vermelha e amarela combinou muito bem com a decoração, proporcionando alegria ao servir. Alegria, aliás, é o que não pode faltar nas festas juninas!
A caneca Tulipa amarela também deu o ar da graça nessa composição. Ela recebeu flores do campo naturais, além de um laço xadrez na sua alça. Já as xícaras e os ramequins podem ser personalizados para receberem receitas como a canjica. Além disso, a Isabela também elaborou um porta-doces ou bailarina, como mencionado por ela, com as peças da coleção Ryo, que resgatam a beleza da imperfeição nos formatos irregulares e valorizam o trabalho manual.
Foram muitas as inspirações que a Isabela nos trouxe. Mas, a dica mais importante dela é a de personalizar, de usar a criatividade, com os itens que já temos em casa! Confira na íntegra a live da @beluquices com a @oxford_online, acessando por aqui e celebre São João com um arraiá do seu jeito!
Ficou com água na boca e quer preparar algumas receitas típicas das festas juninas?
A Oxford disponibiliza também um e-book com algumas delas para você arrasar nos quitutes. Clique aqui e receba!
Deixe um comentário