Venha saber mais sobre a história do Aperol e saiba como preparar esse drink que é a cara do verão italiano!
No final do século XIX, a região de Vêneto, na Itália, teve um período de dominação Austríaca em virtude da guerra que se tinha com a Prússia. Devido a esse impasse, os austríacos não gostavam dos vinhos italianos por causa da potência alcoólica e pediam sempre para adicionar água ou um pouco de bitter – bebida amarga em alemã. Esse ato de borrifar se chamava Spritzen em alemão, para se misturar ao vinho.
Os italianos, percebendo essa clientela, dedicaram-se durante sete anos para chegar a essa bebida e fórmula centenária que conquistou o mundo. O Aperol é a bebida que conquistou os jovens italianos de 1919 a 1930 em suas vidas sociais.
Em 1950 o Aperol Spritz – receita abaixo – ganhou destaque nacional sendo um dos drinks mais consumidos na Itália. E de 1980 a 1990 a marca italiana priorizou uma comunicação mais cosmopolita e internacional, assim ganhando o mundo com o seu drink.
O Aperol é composto à base de infusão de ervas e raízes: laranja, ruibarbo, quina e genciana. A sua coloração chama a atenção pelo laranja e o volume alcoólico é moderado, cerca de 11%. Seu sabor amargo seguido da sensação do refrescante é singular na coquetelaria. Isto a torna uma bebida imprescindível nos bares de hoje, pois, com a sua versatilidade e utilizando água com gás, tônica, sodas, é possível criar drinks espetaculares!
Ingredientes para o Aperol Spritz
- 60 ml de Prosecco (espumante produzido com a uva Glera). Pode ser substituído por espumante brut de boa qualidade, lembrando que alterará o seu sabor!
- 40 ml de Aperol
- Água com gás para completar
- Fatia de laranja para guarnição
Modo de preparo
- Coloque 5 a 6 cubos de gelo em taça ou copo.
- Em seguida, adicione o Prosecco e depois o Aperol.
- Complete com água com gás e finalize com uma fatia de laranja.
Para deixar o drink ainda mais atrativo, charmoso e gostoso, nossa sugestão são as taças da Oxford Alumina Crystal. Tim tim!
Deixe um comentário