Fizemos o passo a passo de etiquetas para potes de vidro, potes de acrílico e potes de plástico que vai facilitar a sua vida na cozinha.
Cada vez mais encontramos referências de potes personalizáveis que facilitam o dia a dia na cozinha. Hoje já existem etiquetas para potes prontas para comprar no mercado, mas saiba que é possível – e muito mais barato – fazer do seu jeito. Personalizar potes com etiquetas pode ser muito legal por quatro razões:
- Saber quais alimentos você tem em casa e encontrar tudo facilmente dentro do armário: com as etiquetas para potes não será mais necessário ficar procurando pelos saquinhos em que vêm os produtos, muitas vezes fechados com lacres frágeis ou grampos.
- Durabilidade dos alimentos: quando os alimentos são guardados em potes herméticos, como os da Oxford, a durabilidade deles é prolongada. Por exemplo: sabe aquela bolachinha que amolece com muita facilidade depois de aberta? Então, ela vai durar mais em um pote hermético bem vedado.
- Aproveitar os alimentos antes do vencimento: além de identificar qual é o alimento, uma boa dica é usar as etiquetas para potes para escrever a data de validade. Quando se olha para essa informação todos os dias, é mais fácil usar antes de vencer e não deixar aquela granola ou aquele macarrão vencer.
- Beleza: esse quesito é indiscutível, quem ama cozinhar sabe que é lindo ter todos os alimentos bem armazenados e etiquetados, deixando a despensa ou armário mais agradável aos olhos.
Para te mostrar como é fácil etiquetar os potes que você já tem em casa, fizemos o passo a passo de personalização tanto de potes plásticos quanto de potes de vidro.
Materiais
As tintas que são facilmente encontradas no mercado não aderem bem ao plástico nem ao acrílico. Então, a sugestão é utilizar papel contact para fazer as etiquetas para potes feitos nesses materiais. Você vai precisar somente do próprio papel contact, tesoura e régua (se o papel contact não possuir as medições atrás).
Já as etiquetas para potes de vidro podem ser feitas de contact ou de tinta. Se forem de tinta, você vai precisar de:
- Tinta spray preta fosca de uso geral
- Fita crepe
- Sacola plástica ou jornal
- Tesoura
- Pedaço de papelão ou algo para isolar o chão
Nesse passo a passo utilizamos a tinta spray preta fosca porque seca mais rápido e não precisa de pincel ou rolinho para aplicar. Entretanto, é possível também utilizar esmalte sintético preto fosco ou pinta PVA, e inovar nas cores.
Etiquetas para potes de acrílico ou plástico
- Passo 01: Limpar bem o pote com água e detergente para retirar sujeiras ou gordura
- Passo 02: Definir a posição e o tamanho da etiqueta
Dica: é necessário medir o pote e definir onde você quer colar a etiqueta, se mais embaixo, no meio ou mais em cima. Como o pote é alto e provavelmente ficará atrás de outros potes menores no armário. Por isso, optamos por colocar a etiqueta mais para cima para facilitar a visualização.
- Passo 03: cortar o papel contact
- Passo 04: aplicar no pote
A grande vantagem da etiqueta de papel contact é que ela é fácil de ser aplicada e pode ser colocada em qualquer tipo de pote.
Etiquetas para potes de vidro
1. Medir onde você quer a etiqueta e marcar o espaço com fita crepe
2. Revestir o pote com uma sacola plástica ou jornal, e colar novamente fita crepe para a tinta não entrar.
3. Pintar com spray.
4. Esperar 15 minutos para secar e em seguida retirar a sacola plástica com cuidado. Posteriormente retirar a fita.
Resultado final: Os dois potes da esquerda receberam etiquetas de contact e do direita tinta spray. Todos os potes são herméticos e estão disponíveis em revendas da Oxford.
As duas opções de etiquetas para potes são super práticas e rápidas de serem feitas e podem deixar o seu dia a dia na cozinha muito mais prático e prazeroso. Para finalizar, identifique os alimentos e o prazo de validade. Sugerimos que isso seja feito com giz para quadro escolar, giz líquido ou caneta de ponta branca.
Deixe um comentário