A tendência mix and match, que consiste em misturar e combinar várias estampas ao mesmo tempo, surgiu nas passarelas e, rapidamente, se espalhou pelo mundo da decoração. Na mesa, o recurso de mesclar louças com padronagens diferentes permite variar o visual das refeições, de acordo com sua criatividade e humor.
Para a mistura não parecer aleatória, é preciso seguir alguns critérios. Você pode escolher peças com estampas diversas numa mesma cor. Ou optar por estampas diferentes com uma gama de cores em comum. Foi este o caminho que definimos para esta alegre mesa de café da manhã.
Aqui, os pratos exibem desenhos florais diferentes entre si. E a cartela de cores têm dois tons complementares, azul e vermelho, e um tom neutro, o branco. Para emoldurar o conjunto, escolhemos jogos americanos e guardanapos lisos, no mesmo tom de azul da louça.

Neste mix and match, o prato de jantar da linha Coup Shanti faz as vezes de sousplat. O prato de sobremesa e a xícara, em vermelho vivo, são da coleção Floreal Thai. E o pires, da linha Moon Exotic. Tudo da Oxford. Foto: Elisa Correa

Para deixar tudo ainda mais especial, faça um arranjo de flores para o centro da mesa. Use espécies variadas como hortênsias, orquídeas chuva-de-ouro, margaridas e dálias.

O guardanapo de linho azul, da Artenamesa, fica posicionado entre o prato de jantar e o de sobremesa. Foto: Elisa Correa

Aqui, vemos outra variação do mix and match. O prato de jantar e a xícara são da linha Floreal Thai. Enquanto o pratinho de sobremesa e o pires são da coleção Coup Shanti da Oxford.
Dicas para não errar no mix and match:
- Limite a gama de cores. É mais fácil coordenar estampas que tenham 2 ou 3 tons apenas.
- Se usar louças com várias estampas, escolha toalha e guardanapos lisos
- Estampas com a mesma cor de base tem maiores chances de sucesso
- Experimente usar padronagens geométricas (como listras, poás e xadrez) em parceria com florais.
- Desenhos em preto e branco sempre se misturam com perfeição
- O estilo étnico tem tudo a ver com mix and match
- Quando for comprar porcelanas, use o mesmo princípio do seu guarda-roupas: selecione peças que combinem com o que já tem.
Realização: Lucila Turqueto, do blog Casa de Valentina
Fotos: Elisa Correa
Flores: Mimo em Flor
Jogos americanos e guardanapos: Artenamesa
Deixe um comentário