10 agosto 2018
Comer e Beber
O chef Chico Ferreira, do restaurante Le Jazz Brasserie, ressalta algumas qualidades que fazem do ovo um alimento tão presente. “Ele traz conforto, nutrição e é uma das proteínas mais baratas. Está presente em uma grande variedade de pratos e, talvez por esse motivo, nos comova tanto e seja um símbolo da dita ‘comfort food’”, analisa. Você está lendo e imaginando uma receita apetitosa? Nós temos! Trazemos aqui uma receita de ovo mollet empanado do Le Jazz Brasserie.
Ingredientes do ovo mollet empanado
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de vinagre
- Farinha de pão grossa (para empanar)
- Farinha de trigo (para empanar)
- Óleo para fritura
- Água gelada
- Manteiga integral sem sal
- Mix de cogumelos
- Salsinha fresca
- Caldo de carne
- Sal
- Pimenta do reino preta moída
- Torrada de pão de grãos
Modo de preparo do ovo mollet empanado
- Coloque o ovo para cozinhar em uma panela com a água e o vinagre. Tampe e cozinhe por exatamente 6 minutos e 20 segundos.
- Retire com uma escumadeira e coloque imediatamente em um banho de gelo para interromper o cozimento. Espere esfriar e descasque o ovo com cuidado.
- Seque e empane o ovo passando na farinha de trigo, no ovo batido e nas migas de pão.
- Frite em óleo bem quente a 220 graus por alguns segundos, até ficar dourado.
- Retire, coloque em papel absorvente para secar e reserve.
- Esquente bem uma frigideira e coloque os cogumelos. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe em fogo alto até dourar.
- Junte o caldo de carne e deixe reduzir.
- Acrescente a manteiga para terminar o molho, mexendo bem. Desligue o fogo e coloque a salsinha.
- Para montar coloque o molho de cogumelos em um prato fundo pequeno com o ovo ao centro.
- Sirva acompanhado de uma torrada bem quente.
Você sabia?
- Ele já foi o vilão, o culpado pelo colesterol. A medicina avançou e o ovo foi absolvido. Agora está na seleta lista de aliados da saúde. “O colesterol da dieta tem pouco a ver com o colesterol sanguíneo. Estudos comprovam que essa relação é sem fundamento. Hoje o ovo é considerado o segundo melhor alimento do mundo e só fica atrás do leite materno”, ressalta a nutricionista especialista em nutrição clínica funcional e saúde quântica, Glauce Moretti. Não faltam motivos para o ovo ser tão idolatrado. “Entre outras coisas, ele é rico em proteínas, vitaminas e minerais”, diz o médico gastroenterologista da Clínica Doktor’s, Marcelo Carneiro.
- Para saber se o ovo está fresco, coloque em um copo d’água. Se boiar, é porque passou do ponto. O ovo fresco fica no fundo do copo em posição horizontal. A casca do ovo é feita de cálcio. A estrutura dura e porosa absorve o odor de alimentos que estejam próximos. O brasileiro consome 190 ovos por ano, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal.
Por: Camile Magalhães
Produção: Susan Martha Breier
Deixe um comentário